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Comtur qualifica positivamente a temporada

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Entidades que integram o Conselho Municipal de Turismo – Comtur – estiveram reunidas nesta semana, para realizar avaliação da temporada 2010/2011. Mesmo com algumas reclamações, a maioria chegou à conclusão de que o último verão se apresentou muito bom para a cidade, de maneira geral.

O diretor de Turismo, Ademar Schneider, explicou aos participantes do encontro que, apesar de a Secretaria (Sectur) ter aumentado o coeficiente de cálculo para o consumo mensal de lixo da cidade a partir de novembro de 2010, os números de fluxo turístico pela coleta residual da empresa Coneville Ambietal se apresentaram satisfatórios para a temporada. “Como aumentamos esse índice, a tendência seria diminuir o fluxo de turistas em comparação com a temporada anterior, mas isso não ocorreu, mantivemos e melhoramos a visitação, baseado nesse cálculo”, comemorou. Ademar enfatizou, ainda, o aumento na qualidade e quantidade dos eventos oferecidos, o que teria ajudado no aumento do turismo do município.

O representante do Complexo Turístico Cristo Luz, integrante do Comtur, Miguel Fajardo, igualmente caracterizou a temporada como positiva. “Tivemos um incremento de 20% no número de visitações ao complexo e de 35% no consumo. Foi um verão muito bom”, ratificou. O capitão dos Bombeiros, o PM Deivd Vidal, informou que não houve nenhum afogamento na Praia Central no período e que a corporação também chegou a um resumo de tranquilidade para o verão.

O diretor da Guarda Municipal, Adelcio Bernardino, que durante a temporada estava na função de secretário de Segurança municipal, disse que apesar das modificações no trânsito, das adaptações das rotas de ônibus e do grande fluxo de turistas, o período foi considerado tranquilo. “Moradores e turistas entenderam que as inovações foram realizadas para melhorar o ir e vir de todos”, analisou.

O representante da Secretaria do Meio Ambiente, Rogério Kunzler, destacou o grande resultado positivo que gerou o projeto Praia Limpa, com milhares de sacolas de lixo distribuídas na praia, o serviço de orientação dos monitores aos veranistas e ainda o trabalho de identificação de crianças com distribuição de fitas coloridas nos braços dos menores, por setor da praia. Para ele, o resultado foi muito produtivo e teve ótima aceitação.

A presidente do Comtur, Olga Ferreira, também considerou o aumento de turistas e a tranquilidade da estação, mas lembrou que o consumo ficou abaixo da expectativa. Já o representante do Conselho Municipal de Segurança – Conseg, Santiago Martin Návia, reclamou a falta de um plano de marketing para a cidade. Nesse ponto, o diretor de Turismo, Ademar, lembrou que o marketing de uma cidade é feito por todos os setores, e que planos específicos não foram realizados nos últimos 20 anos em Balneário Camboriú.

“Uma boa divulgação, um verdadeiro plano de venda de um destino se faz com estudos e com preparação, e nós queremos que isso aconteça. Estamos realizando isso em parceria com o Ministério do Turismo, através do Plano de Regionalização do Turismo, e para tanto, contamos com o grande trabalho que vem sendo realizado nos últimos três anos pelo Grupo Gestor. Temos certeza que esse trabalho dará muitos bons frutos, e que já acontecem com a qualificação dos gestores e do trade do turismo”, analisou o diretor, lembrando os cursos que o órgão federal tem realizado na cidade com apoio da Sectur, como o último feito na semana passada – Marketing de Destinos – e que teve um pequeno índice de participação do trade local.

“Um bom plano de marketing é feito pela qualidade de vida que é proporcionada por uma administração, tanto aos moradores, quanto aos turistas, e isso está sendo feito pela Prefeitura. A Sectur está atualizando o inventário de turismo, qualificando comerciantes e prestadores de serviço, mas para fazer um plano sólido, é preciso um conjunto de ações e informações corretas, que tenha função e durabilidade”, especificou.

O novo secretário de Turismo, Carlos Humberto Silva, também esteve presente à reunião de balanço da temporada. Ele se apresentou e se colocou à disposição das entidades. Carlos Humberto informou as ações que vem elencando para que a tão esperada construção do centro de eventos se torne realidade em Balneário Camboriú. Solicitou, ainda, maior envolvimento das entidades e empresários, para que o turismo local se desenvolva ainda mais.


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