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Ambulantes capacitados já podem validar alvará de temporada

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Formando do curso de Qualidade no Atendimento ao Turista

Mais uma etapa está cumprida. A maioria dos ambulantes que trabalha nas praias de Balneário Camboriú já está capacitada e pode validar seu alvará para comercializar produtos durante a temporada. Os vendedores concluíram as 27 horas/aula propostas pelo curso de Qualidade no Atendimento ao Turista, promovido pela Prefeitura de Balneário Camboriú através da Secretaria de Turismo em parceria com o Ministério do Turismo, e realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADRVALE.

Os certificados foram entregues nos dias 29 e 30 de novembro, nos locais das aulas: Faculdade Avantis e Escola Municipal Vereador Santa. No total, 792 pessoas concluíram o curso e/ou a capacitação especial de espanhol, entre ambulantes, funcionários de quiosques, empregados da rede hoteleira e gastronômica e mais de cem policiais militares e outros trabalhadores ligados ao trade do turismo.

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Segundo explicou o secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Ademar Schneider, a nova proposta teve um foco diferenciado, pois em um dos dias de aulas houve passeio pelos pontos turísticos da cidade, o que, para ele, valorizou tanto o capacitado, quanto a cidade. “Nosso município é referência no turismo para o país e temos sempre que melhorar nossa apresentação. Os vendedores da praia são parte disso, também são responsáveis por hoje sermos um dos 65 indutores de turismo do Brasil”, avalia lembrando que o prefeito Edson Renato Dias, o Piriquito, começou sua vida profissional como ambulante na praia.

Já o coordenador do curso, o turismólogo Ademir José Moraes, disse que a capacitação não pode ser apenas usada como moeda de troca pelo alvará. “Queremos que todos aproveitem bem o curso, inclusive, pelo passeio feito, informar melhor ao turista”, analisa.

ELES GOSTARAM

A concluinte, Rosa Lopes, trabalha há 17 anos em um quiosque à beira-mar junto com o filho. Todos os anos, desde que a capacitação foi criada, ela repete o curso para poder se reciclar em conhecimentos. “Cada vez a gente aprende mais. Os turistas tem dúvidas frequentes, e precisamos estar preparados. Não podemos deixar ninguém sem resposta”, diz elogiando o curso.

O garçon de hotel, Nilson José Dias, gostou do novo curso. “Está mais interessante e veio para enriquecer. O turista que vem pela primeira vez, sempre pergunta sobre a cidade e também sobre a região. É necessário dar informações corretas”.

Para a ambulante Jane Maria Dall´Igna Schwertner, que vende salada de frutas e sanduíches naturais na orla há três anos, o importante é fazer a reciclagem de conhecimento. “Você acaba acordando algumas coisas esquecidas, às vezes pequenas, mas que não são menos importantes. Sempre há coisas novas a aprender”. Ela elogiou a capacitação de 2010, que está “mais completa e mais produtiva”. A ambulante apenas sugeriu que fosse separado o curso de manipulação de alimentos, para aqueles que não vendem esses produtos. “Poderiam dispensar alguns dessa parte”.

Cristina Schoningor, ambulante há três anos, nunca falou em público, mas tomou coragem durante a entrega de certificados na Escola Santa, e agradeceu, em nome dos colegas, pela realização da capacitação. “Podem ter certeza, que vamos trabalhar e receber sempre muito bem o turista”, garantiu de forma simples e direta, revelando que aprovou a nova maneira de realização das aulas.

ÚLTIMA CHANCE

O curso de Qualidade no Atendimento ao Turista teve 80,24% de aproveitamento, um índice considerado satisfatório, considerando-se que o treinamento levou quatro dias: três em sala de aula e um nos pontos turísticos. Quem não realizou e dependerá dele para validar seu alvará de temporada, ainda terá uma chance. No dia 6 de dezembro iniciará uma nova turma, talvez a última do ano, dependendo do número de inscritos. Informe-se pelo telefone (47) 3367-8122 ou na Rua 2950, nº 771, das 13 às 19 horas no setor de Planejamento e Pesquisa da Secretaria de Turismo.

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