Comtur recebe palestra sobre Política Nacional do Turismo

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Mais um passo pelo fortalecimento de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores de turismo do Brasil foi dado na noite desta quarta-feira, dia 22. Com o objetivo de nivelar o conhecimento dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú (Comtur) com a Política Nacional do Turismo, os participantes da entidade assistiram palestra com o consultor Álvaro Ornelas, que representa o Instituto Marca Brasil e o Ministério do Turismo e veio especialmente para capacitar as entidades que integram o conselho.

Ornelas procurou definir aos membros do Comtur, as responsabilidades do Conselho e do Grupo Gestor, que na realidade devem trabalhar como parceiros em todos os destinos indutores, para que o turismo municipal tenha o desenvolvimento que o MTur espera e para que o destino continue sendo referência em todo país.

Segundo o consultor, com as funções definidas e um trabalho conjunto e planejado em competitividade, a cidade deverá ganhar em ações, projetos e verbas destinadas ao setor. “Até 2004 tínhamos um turismo voltado para os Estados e regiões. A partir de 2007, com o novo Plano Nacional de Turismo, começamos a focar os municípios”, analisou. De acordo com Ornelas, com o trabalho ágil dos grupos gestores ativos – fase na qual a cidade se tornou exemplo e uma das primeiras a entender e fortalecer o projeto – já é possível que políticos de todo o Brasil, entre senadores, deputados e prefeitos, acessem pela internet as necessidades de cada município indutor de turismo, para facilitar a distribuição de recursos. “Muitas vezes são recursos que se perdem, por não terem um projeto definido”, complementa.

Em Balneário Camboriú, o Grupo Gestor tem, em sua maioria, membros que também pertencem ao Comtur, o que facilitará ainda mais a construção dos projetos. “O Comtur trata de assuntos do turismo dentro da cidade. Já o Grupo Gestor, formula trabalhos que estejam ligados ao desenvolvimento do turismo do município, perante o Fórum Regional de Turismo, para que a cidade possa impactar da melhor maneira possível e se manter entre os 65 indutores, que são a prioridade nacional dos investimentos em turismo”, pontua Ornelas.

O MTur e o Instituto Marca Brasil farão mais um workshop em Balneário Camboriú ainda em 2010 – o quinto encontro realizado neste ano na cidade. Após, os Grupos Gestores terão que caminhar sozinhos, em busca do desenvolvimento turístico de sua instancia local. “Para isso, o Comtur e todo o trade deverão participar do processo, para que o Ministério saiba se o destino quer mesmo continuar entre os destaques no turismo brasileiro”, finaliza o consultor.

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