• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Comtur recebe palestra sobre Política Nacional do Turismo

comturMais um passo pelo fortalecimento de Balneário Camboriú como um dos principais destinos indutores de turismo do Brasil foi dado na noite desta quarta-feira, dia 22. Com o objetivo de nivelar o conhecimento dos membros do Conselho Municipal de Turismo de Balneário Camboriú (Comtur) com a Política Nacional do Turismo, os participantes da entidade assistiram palestra com o consultor Álvaro Ornelas, que representa o Instituto Marca Brasil e o Ministério do Turismo e veio especialmente para capacitar as entidades que integram o conselho.

Ornelas procurou definir aos membros do Comtur, as responsabilidades do Conselho e do Grupo Gestor, que na realidade devem trabalhar como parceiros em todos os destinos indutores, para que o turismo municipal tenha o desenvolvimento que o MTur espera e para que o destino continue sendo referência em todo país.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o consultor, com as funções definidas e um trabalho conjunto e planejado em competitividade, a cidade deverá ganhar em ações, projetos e verbas destinadas ao setor. “Até 2004 tínhamos um turismo voltado para os Estados e regiões. A partir de 2007, com o novo Plano Nacional de Turismo, começamos a focar os municípios”, analisou. De acordo com Ornelas, com o trabalho ágil dos grupos gestores ativos – fase na qual a cidade se tornou exemplo e uma das primeiras a entender e fortalecer o projeto – já é possível que políticos de todo o Brasil, entre senadores, deputados e prefeitos, acessem pela internet as necessidades de cada município indutor de turismo, para facilitar a distribuição de recursos. “Muitas vezes são recursos que se perdem, por não terem um projeto definido”, complementa.

Em Balneário Camboriú, o Grupo Gestor tem, em sua maioria, membros que também pertencem ao Comtur, o que facilitará ainda mais a construção dos projetos. “O Comtur trata de assuntos do turismo dentro da cidade. Já o Grupo Gestor, formula trabalhos que estejam ligados ao desenvolvimento do turismo do município, perante o Fórum Regional de Turismo, para que a cidade possa impactar da melhor maneira possível e se manter entre os 65 indutores, que são a prioridade nacional dos investimentos em turismo”, pontua Ornelas.

O MTur e o Instituto Marca Brasil farão mais um workshop em Balneário Camboriú ainda em 2010 – o quinto encontro realizado neste ano na cidade. Após, os Grupos Gestores terão que caminhar sozinhos, em busca do desenvolvimento turístico de sua instancia local. “Para isso, o Comtur e todo o trade deverão participar do processo, para que o Ministério saiba se o destino quer mesmo continuar entre os destaques no turismo brasileiro”, finaliza o consultor.

Click CamboriúTurismoComtur recebe palestra sobre Política Nacional do Turismo
PUBLICIDADE

Últimas notícias