• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Secretaria de Turismo organiza Dia da Cãominhada

Balneário Camboriú terá em 2010 – e como integrante do Calendário Oficial do Município, em julho -, a primeira edição do Dia da Cãominhada. De autoria do presidente do Legislativo, Moacir Schimidt, e assinada como lei pelo prefeito Edson Renato Dias (2.975/2009), a data escolhida para o evento é 18 de julho, e promete envolver centenas de pessoas da comunidade e seus animais de estimação numa grande caminhada, que culminará com uma tarde de conscientização pela saúde dos animais e da sociedade. A primeira reunião para organizar a data aconteceu nesta quinta-feira (20), na sede da Secretaria de Turismo (Sectur) que coordenará a sua realização.

O evento contará com o apoio da ONG Viva Bicho, que aceitou o desafio de promover atividades educacionais e de conscientização, direcionadas aos participantes do Dia da Cãominhada. O evento iniciará no Pontal Norte, em frente ao Hotel do Bosque (Avenida Brasil) com concentração de pessoas e cães, e percorrerá a avenida até a rua 51, com chegada na Praça Almirante Tamandaré, onde acontecerão as atividades. Todo o trajeto será acompanhado pelos Agentes de Trânsito da Compur, à serviço da Secretaria Municipal de Segurança/Fundo Municipal de Trânsito.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A temática a ser abordada na campanha de conscientização, para os participantes do evento, será: castração de animais; maus tratos; vacinação; adestramento; recolhimento de fezes em vias públicas; e o uso de focinheiras em animais de grande porte e com elevado grau de periculosidade. Também a proibição de permanência em determinados locais como praias; e, pela lei, a data ainda poderá ser usada como campanha de arrecadação de ONGs que tenham trabalho voltado à proteção de animais e, ou, adestramento de cães-guia, por isso, na Praça Tamandaré ocorrerão algumas ações diferenciadas para angariar fundos à instituição apoiadora.

Atualmente, a ONG Viva Bicho é a única entidade atuante na cidade no cuidado com cachorros abandonados. São aproximadamente 600 animais que chegaram à instituição e, em muitas vezes, renegados pela sociedade por apresentarem defeitos físicos ou machucaduras. Um dos objetivos da ONG, durante o evento, será envolver os comércios de pet shops e clínicas veterinárias para realizar um evento amplo e de resultados positivos.

“Não adianta fazer uma promoção bonitinha, temos que alertar sobre os maus tratos, explicar sobre o uso da focinheira, e mostrar que toda a comunidade é responsável pelos animais abandonados. Vamos explicar neste evento sobre a posse irresponsável, com material de divulgação”, disse Heloisa Gaertner, da ONG Viva Bicho. Ela já adianta ideias que pretende colocar em prática no Dia da Cãominhada, como doação de cães desverminados, bazar, e concurso de cães, com eleição do cão mais simpático, o mais parecido com seu dono, concurso de fantasia, o menor e o maior cão(estes com uso de focinheira). Todas as ações serão viabilizadas pela Secretaria de Turismo. A avenida Brasil será fechada apenas durante a passagem da marcha canina. Na próxima semana haverá nova reunião sobre o evento.

4 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns Camboriú, ONG Viva Bicho e todos os envolvidos. Aqui em Gaspar realizamos o enCÃOtro que além do dia de descontração tb trabalha com conscientização da população. Parabéns

  2. Parabéns aos idealizadores e a organização pela iniciativa, aqui em Blumenau aconteceu a 8ª Edição da Cãominhada com 1052 cães inscritos. Aqui tb nos preocupamos com o bem estar dos animais, trabalhamos com conscientização, orientação e atendimento veterinário. Nossos amiguinhos precisam desse carinho!

  3. Apesar de todos estes eventos, ainda existem pessoas que não tem consciência e continuam maltratando os animais, abandonando, renegando os coitados.
    Doamos 5 cachorros e aparecem 10 para levarmos ao abrigo.
    Enquanto a população não tomar consciência que é necessário castrar para diminuir estes cães abandonados, o problema, infelizmente vai continuar.
    Mas estamos de olho e fazemos a nossa parte, mesmo recebendo críticas das pessoas que não conhecem o nosso trabalho, pois é mais fácil criticar do que fazer. Então convido as pessoas que criticam a ONG Viva Bicho a nos conhecer de perto, passar um dia com um voluntário e depois sim fazer críticas, mas críticas construtivas, para nos ajudar a melhorar. Aubraços.

  4. alguém sabe me informar aonde posso fazer a minha inscrição? adorei a cãominhada , aqui em joinville nós já tivemos a nossa, iremos para o segundo ano.

Comments are closed.

Click CamboriúTurismoSecretaria de Turismo organiza Dia da Cãominhada
PUBLICIDADE

Últimas notícias