• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Reunião estuda formas de conscientização contra embriaguez no trânsito

Uma semana após encontro que discutiu questões relacionadas à criação de uma campanha expressiva de combate à embriaguez no trânsito, na tarde desta sexta-feira, 7, o grupo formado por entidades de classe, autoridades de segurança e empresários do ramo de diversão se reuniram novamente para ajustar novos detalhes sobre a medida preventiva contra o consumo excessivo de álcool e a direção ofensiva, que deve atuar em Balneário Camboriú a partir das próximas semanas e por longo prazo.

O projeto que está sendo discutido envolve as principais casas noturnas da cidade, a Polícia Militar através do comando do 12º BPM e da 3ª Região, a Secretaria Municipal de Segurança, a Vigilância Sanitária municipal, o Balneário Camboriú Convention e Visitors Bureau, os sindicatos de taxistas e também de hotéis, bares e similares – Sindisol, a Secretaria de Turismo municipal e demais entidades.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Segundo o capitão da 3ª Região da Polícia Militar, Walmiran de Andrade, a questão do alcoolismo aliado ao volante na cidade de Balneário Camboriú tem ligações com a vida noturna, com o divertimento e com os acidentes que tiveram uma grande repercussão nos últimos meses. “Para a Polícia Militar é fácil fazer a repressão, mas nós queremos educar essas pessoas, e essa educação faz parte do cenário que estamos vivenciando”, avalia.

Para a educadora Karine Winter, do Fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), a campanha não deve ser limitada a finais de semana e a distribuição de folhetos, já que – de acordo com experiências anteriores – acredita que essas medidas não produzem resultados. “Precisamos de uma mudança no comportamento dos motoristas e pilotos a médio e longo prazo. Em outros países a fiscalização é bem maior, nossa mudança deve ser também cultural. Devemos ser insistentes”, ratifica Karine.

O secretário de Turismo, Ademar Schneider, comentou que é importante mostrar as ações sem perder o foco. “Devemos nos centralizar nas casas noturnas, nas inserções midiáticas, mas principalmente não esquecer do nosso tema principal que é a conscientização”.

No encontro foram colocadas ideias sobre o aproveitamento de encenações teatrais, como forma de interagir com o público que frequenta esses estabelecimentos. Para Ademar, “os bafômetros poderiam ser instalados na saída dessas casas e mostrariam que a multa de R$ 955,00, por direção sob efeitos de álcool, não seria uma premiação para quem faz o uso da bebida alcoólica”. O secretário de Segurança, Adelcio Bernardino, complementou dizendo que além da multa, a pessoa ainda perderia o direito de dirigir e passível de condenação.

A intenção primordial do projeto é a conscientização, valorizando a cidade sem pressionar os visitantes e moradores. Presente à reunião, o Centro Cultural Mar Doce Lar, uma organização sem fins lucrativos, através de Eduardo Correia, comentou a questão legal da campanha, onde há uma “política de diminuição de acidentes decorrente do uso inadequado de álcool e violência na direção automotiva”.

Na ocasião também foi mostrada, por um representante de casa noturna, uma ideia de divulgação usando a frase “Sua balada pode terminar de duas maneiras” sobre imagens. Na primeira foto, um carro destruído dentro de um copo de bebida quebrado, já na segunda uma foto, um veículo estacionado em segurança, em uma garagem.

Uma variedade de questões foram levantadas e pontuadas neste terceiro encontro que abordou a importância da conscientização e a busca por um projeto eficaz para levar a campanha adiante. Para a Polícia Militar, as ações vão ser repressivas e educadoras. Em uma decisão geral, Balneário Camboriú vai ter a sua imagem de segurança aliada ao turismo, agregando a necessidade de se cumprir regras e leis.

O projeto foi dividido em quatro pontos: planejamento, comunicação e publicidade, execução e ainda recursos. A próxima reunião será no dia 14, próxima sexta-feira, às 14h30, na sede do comando da 3ª Região da PM, na Rua Noruega, 669, Bairro das Nações. Vale enfatizar que a intenção da campanha é conscientizar os condutores de veículos que frequentam bares, restaurantes e danceterias a não dirigirem após ingestão de bebida alcoólica.

Click CamboriúTrânsitoReunião estuda formas de conscientização contra embriaguez no trânsito
PUBLICIDADE

Últimas notícias