• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Desestatização dos portos Catarinenses na Pauta de Brasília

Desestatização dos portos foi tratada com o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni

BRASÍLIA – Em reunião com o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Diogo Piloni, nesta quarta-feira, 06.out.2021, o Presidente da Comissão de Viação – CVT, Carlos Chiodini (MDB/SC), discutiu o processo de desestatização dos portos catarinenses. O assunto tem gerado muita discussão no estado, e especialmente neste encontro, a conversa abordou a situação de São Francisco do Sul e de Imbituba.

O secretário se mostrou aberto ao debate e na construção de um novo modelo que possa ser desenvolvido a várias mãos, atendendo as expectativas da população e dos envolvidos no setor portuário. “Nos comprometemos a analisar e desenvolver um modelo que gere maior eficiência na operação dos portos de Santa Catarina, mas ao mesmo tempo que preserve algumas particularidades locais e que olhe pelos trabalhadores também”, explica Piloni.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“O Secretário Piloni, se comprometeu em discutir com a sociedade local e também de envolver as forças vivas do setor portuário, antes de encaminhar qualquer decisão. Então, nós estamos acompanhando muito de perto, já que é um assunto que precisa ser tratado com muita seriedade. São casos em que cada um tem uma história peculiar e por isso precisa ser analisado antes de encaminhar qualquer coisa. Há um sentimento social de manter esses portos públicos, por isso nós precisamos defender os interesses de Santa Catarina nesse momento com racionalidade buscando maior produtividade e eficiência”, explica o deputado Chiodini.

O deputado Volnei Weber (MDB/SC), que é o presidente da Comissão Mista que analisa a desestatização dos portos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), saiu satisfeito da reunião e esperançoso para a construção de um projeto conforme esperado. “Viemos a Brasília buscar segurança à população, porque quando se fala em desestatização automaticamente já se instala o caos, o medo. Mas saímos confiantes do apoio do governo federal que, na pessoa do Diogo Piloni, se mostrou muito solidário a causa e aberto a diálogos, inclusive a nosso convite sinalizou que virá a Santa Catarina para participar da audiência pública que será promovida pela Comissão Mista”, destaca Weber, presidente e autor do requerimento que instaurou na Alesc uma comissão mista para debater a desestatização portuária catarinense.

Será realizada audiência pública com todos os setores envolvidos no dia 21 de outubro e deverá apresentar seu relatório final no dia 23 de novembro, conforme cronograma de trabalho aprovado pelos integrantes essa semana.

Participaram do encontro também o presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul, Sidnei Eunézio de Mira (Mira da Estiva), e o empresário e colaborador do Porto de Imbituba, Beto Martins, ambos representando o seguimento dos portuários de seus municípios.

Click CamboriúPolíticaDesestatização dos portos Catarinenses na Pauta de Brasília
PUBLICIDADE

Últimas notícias