• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cargos para familiares de prefeito levantam suspeita de nepotismo cruzado

Esposa e irmão do Prefeito de Camboriú ocupam cargos em câmaras de vereadores

Clediani da Silva Kuhnen e Evandro Rafael Kuhnen são cunhados. Ela é esposa do prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, e ele, irmão. Ambos ocupam cargos em câmaras de Vereadores. Ela, em Balneário Camboriú. Ele, em Camboriú.

A primeira dama camboriuense foi nomeada na última sexta-feira, 14.maio.2021, assessora parlamentar no gabinete do vereador Gelson Rodrigues (Cidadania). A portaria que nomeia a primeira dama ao cargo é a n° 3338/2021.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Já Evandro, é coordenador de gabinete do vereador Alexandre Xexa (MDB), primeiro suplente do partido, que assumiu a cadeira após Alexandre Silveira ser nomeado secretário de obras do município.

gelson e anderson
Gelson Rodrigues e Anderson dos Santos.

Do outro lado, em Camboriú, Vanessa Correia, esposa do vereador de Balneário Camboriú Anderson dos Santos (Podemos), encontra-se lotada, desde fevereiro, no cargo coordenadora administrativa na Secretaria de Finanças da Prefeitura de Camboriú.

Em nota distribuída em grupos de WhatsApp, o vereador Gelson Rodrigues se pronunciou sobre a nomeação da primeira dama de Camboriú. O edil esclareceu que não houve ilegalidade no ato de nomeação.

— Balneário Camboriú e Camboriú são cidades irmãs e com muitas questões em comum, muitas pessoas de lá trabalham aqui e vice versa, sou filiado ao Cidadania e temos um conceito regional de atuação e trabalho — alegou Rodrigues.

— Não houve imoralidade alguma, os exemplos citados dão conta de troca de nomeação que não posso afirmar se aconteceu ou não, posso falar por mim, eu não fiz troca alguma, convidei para trabalhar comigo pessoa de longa história de trabalho pela comunidade, que pode agregar em muito o nosso gabinete, com experiência de trabalho pela cidade de Camboriú e Região, que poderia estar ocupando cargo de secretária da assistência social na cidade vizinha como outras anteriormente, porém optou sem troca de favor e como filiada histórica do Cidadania por desenvolver seu trabalho junto ao nosso mandato, ajudando desta forma o engrandecimento do nosso mandato a nível regional, como também trazendo projetos interessantes na esfera de mobilidade urbana, que irá beneficiar ambas as cidades irmãs! — pontuou o parlamentar.

— Portanto certo que não foi realizado nada de imoral e querendo fazer deste mandato um trabalho ainda mais forte para toda nossa comunidade, apresentando projetos que possam realmente melhorar a vida de nossa população, como as cobranças para melhoria de nosso hospital, com colaboração do Estado e Municipios vizinhos, abertura de fato do nosso Centro de Eventos, para ampliar as ações voltados ao turismo. Este mandato será dedicado ao trabalho árduo para estes temas, além da educação e segurança, afirmo termos um reforço de peso e com grande experiência para o nosso gabinete e que todas as ações pensadas possam na pratica ajudar Balneário Camboriú e toda nossa região! — finalizou o vereador do Cidadania.

Os demais envolvidos não se pronunciaram publicamente até o momento.

O que é o nepotismo cruzado?

Segundo a Controladoria-Geral da União, Nepotismo cruzado é aquele em que o agente público nomeia pessoa ligada a outro agente público, enquanto a segunda autoridade nomeia uma pessoa ligada por vínculos de parentescos ao primeiro agente, como troca de favores, também entendido como designações recíprocas. O Decreto nº 7.203, de 4 de junho de 2010 veda tanto o nepotismo direto, quanto o cruzado.

Click CamboriúPolíticaCargos para familiares de prefeito levantam suspeita de nepotismo cruzado
PUBLICIDADE

Últimas notícias