• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereador de Itajaí cobra Políticas Públicas para dependentes químicos

O parlamentar quer que secretarias do município façam parceria com uma clínica da cidade de Curitiba

O vereador Davi José Teixeira (PT) da Câmara de Vereadores de Itajaí protocolou uma indicação direcionada à Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Social e à Secretaria Municipal de Saúde para que os órgãos façam parceria com uma clínica da cidade de Curitiba, Paraná.

O legislador explica que essa clínica é especializada em Assistência psiquiátrica e dependência química em regime de internação integral e possui uma equipe multidisciplinar composta de médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e profissionais de educação física.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Essa parceria é necessária devido a grande demanda de dependentes químicos existente no município de Itajaí”, afirma Davi. Ele esclarece ainda que muitas vezes os dependentes químicos são vistos como pessoas fracas e com pouca força de vontade. Porém, essa é uma doença que precisa ser olhada sob outra perspectiva.

A dependência química é definida pela 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), da Organização Mundial da Saúde (OMS), como um conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância.

“Estamos falando de um transtorno em que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância. O usuário tem a vida psíquica, emocional, espiritual e física deteriorada e por isso necessita de tratamento e de ajuda competente adequada. O município não pode se eximir dessa responsabilidade e precisa promover políticas públicas urgente na recuperação dessas pessoas”, cobra o vereador.

Click CamboriúPolíticaVereador de Itajaí cobra Políticas Públicas para dependentes químicos
PUBLICIDADE

Últimas notícias