• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vereadores cobram atividades esportivas em Itajaí

Projeto de Lei que instituiu a Jornada esportiva é de vereadores da oposição

Giovani Felix e Jose Acacio acreditam que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social. (Davi Spuldaro / Divulgação / Click Camboriú)
Giovani Felix e Jose Acacio acreditam que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social. (Davi Spuldaro / Divulgação / Click Camboriú)

O vereador Giovani Felix (PT) protocolou requerimento na Câmara de Vereadores de Itajaí, direcionado ao Prefeito Jandir Bellini, com cópia para a Fundação Municipal de Esporte e Lazer. No documento o legislador questiona se o município elaborou o cronograma de atividades para a semana de incentivo a prática de esporte “Jornada Esportiva” a ser realizada anualmente no mês de julho, conforme Lei N° 6483, de 20 de fevereiro de 2014.

O referido projeto que instituiu a Jornada Esportiva em Itajaí é de autoria dos vereadores Giovani Felix (PT) e José Acácio da Rocha (PSDB) que acreditam que a prática de esporte é de extrema importância para a inclusão social.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O projeto prevê competições esportivas de diversas modalidades, incluindo todas as faixas etárias, “Queremos promover o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos, fornecendo lazer para a comunidade”, afirma Giovani que acredita que a prática do esporte é de extrema importância para a inclusão social dos jovens.

Acácio afirma que estudos comprovam que crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social apresentam problemas de aprendizado e de relacionamento nas escolas e, o esporte aliado à educação pode mudar essa realidade. “A ONU observou que o esporte, mesmo que tenha como princípio o desenvolvimento físico e da saúde, serve também para a aquisição de valores necessários para coesão social e mundial”, destaca.

Os legisladores que possuem forte ligação com o esporte, por atuarem na área da educação e da juventude, afirmam que essa campanha visa estimular o esporte na cidade, criando uma alternativa para os jovens, devendo ser instituída em todas as regiões do município. “Esse será um evento democrático e inclusivo, que irá reunir práticas esportivas para todas as classes sociais”, acredita Giovani.

As atividades e eventos de caráter esportivo, que fazem parte dessa semana, devem ser promovidos anualmente no período de férias escolares. “Com a implantação desse projeto temos a intenção de fomentar a prática esportiva no município”, enfatiza Acacio. Ele afirma ainda que deverão ser realizadas todas as modalidades esportivas, principalmente, os esportes olímpicos, como uma forma de promover a integração social.

Na opinião dos vereadores as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre, contribuindo para a formação cidadã.

Para eles as experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Acácio, por ser professor de educação física, afirma que os efeitos são sentidos no dia a dia com os alunos, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas.

Click CamboriúPolíticaVereadores cobram atividades esportivas em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias