A verificação de documentos de veículos automotores e de seus condutores nesta sexta-feira (28), em uma barreira montada pelos Agentes de Trânsito da Secretaria Municipal de segurança, na Quinta Avenida, em Balneário Camboriú, acabou na apreensão de uma carga clandestina de palmitos escondida sob uma lona na carroceria de um utilitário.
Os agentes encontraram a carga de pelo menos 300 cabeças de estirpe de palmito, quando vistoriavam o veículo. Funcionários da Secretaria do Meio Ambiente foram chamados e procederam o auto de apreensão e transbordo da carga. A Lei 11.428 de 2006, proíbe o corte e o manejo do palmito da Mata Atlântica.
Entre os inúmeros achaques sofridos pela Mata Atlântica, o roubo de palmito é um flagelo antigo, que fez a espécie figurar entre as plantas ameaçadas de extinção. Seu comercio ilegal é uma pratica constante.
Desde o roubo na mata nativa ate a mesa dos restaurantes chiques existe uma cadeia criminosa de gente que ignora a lei e continua a contrabandear palmito barato e sem nota para donos de restaurantes inescrupulosos que burlam a lei, enganam clientes, sonegam impostos e almejam lucro fácil.