• O portal de notícias de Balneário Camboriú

82% aprovam estratégia da Guarda Municipal em Balneário Camboriú

Apoiada em expressivos números após a chegada do Secretário Gabriel Castanheira, a GM se torna uma eficiente força de segurança com o respaldo do Prefeito

enquete gm
Reprodução

Após algumas semanas da polêmica sobre a estratégia da Guarda Municipal de Balneário Camboriú, e críticas como as do vereador de oposição Nilson Probst, que defende que a GM atue apenas nos prédios públicos, o Click Camboriú realizou um levantamento em sua s mídias sociais, que apontou para a impressionante margem dos que aprovam a atual estratégia de segurança adotada pela GM, de atacar a criminalidade nos bairros.

Na amostragem no facebook, uma votação de sete dias com quase 2 mil participantes, os números mostram que 82% dos seguidores que participaram, aprovam a estratégia atual, contra 18% que defendem que a GM atue apenas em prédios públicos e na beira mar. Uma outra enquete no Instagram, com duração de 24 horas e quase 1400 votos, mostra que os números não mentem. O resultado foi exatamente igual: 82% contra 18%.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Modelo acertado

Segurança é um tema atual no Brasil e em Balneário Camboriú não é diferente. Aqui é um lugar de turismo e tranquilidade, sonho para os aposentados que buscam a qualidade de vida. O Prefeito Fabricio Oliveira tem investido em inteligência digital e em breve deverá lançar um Plano Municipal de Segurança Pública, com várias frentes e ferramentas de inteligência para enfrentar a criminalidade.

enquete instagramApoiada em expressivos números após a chegada do Secretário Gabriel Castanheira, a GM se torna uma eficiente força de segurança com o respaldo do Prefeito. “Quando levantamos as demandas na cidade ainda no período eleitoral em 2016, nos chamou muito atenção que a segurança era mais pedida do que saúde e educação, sobretudo nos bairros. Não poderia desprezar isso, assumi o compromisso com a queda do muro, atendendo os bairros na mesma forma que a beira mar historicamente sempre foi atendida, ver estes números me tranquiliza que estamos no caminho certo, não me dou por satisfeito, temos de fazer muito mais, segurança se combate com muito esforço e todos os dias”, relata Fabricio.

“Evidente que o corredor econômico é a praia, não se pode abandonar a vigilância do nosso cartão postal e muito menos dos prédios públicos, infelizmente o cobertor é curto, temos nos esforçado para equilibrar nossa presença com o mesmo efetivo (em torno de 140 guardas)”, conclui Fabricio.

Problema permanente

A beira da praia e o centro sofrem com o usuários de drogas, e isso acaba sendo um grande problema. As abordagens ocorrem, e após serem levados a delegacia, assinam um Termo Circunstanciado e logo depois retornam aos mesmo locais. Castanheira diz que a legislação é permissiva neste aspecto, que o trabalho da GM e das demais forças de segurança acontecem, mas se gasta muito tempo na delegacia com a burocracia, para pouca ou nenhum punição aos infratores, que se tornam eternos reincidentes. É enxugar gelo.

Novas estratégias

Castanheira aponta para estratégias associadas com educação, envolvendo a família, escola, esportes e sociedade organizada para as vítimas da ausência de assistência do Estado. “Nossas crianças precisam ter os bons homens como exemplo, e não marginais como heróis, como vemos infelizmente em alguns bairros nas cidades do Brasil, inclusive aqui.”

Castanheira diz do empenho do Governo no enfrentamento e que algumas medidas serão implementadas nos próximos dias como parte da estratégia da GM, incluindo a formação de duas células estratégicas, uma que trabalhará com dados que já temos e outra com os recursos tecnológicos que teremos à disposição nos próximos meses (câmeras e cadastros interligados) e um grupamento de motos, este, muito eficiente no combate rápido aos marginais. “Muitos dos nossos resultados vem do trabalho e do apoio com motos”, relata Castanheira.

Click CamboriúNotíciasSegurança Pública82% aprovam estratégia da Guarda Municipal em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias