• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Defesa Civil divulga balanço dos atendimentos do mês de maio

No mês de maio, o órgão registrou 23 ocorrências, dentre elas estão colapso de edificações, queda de árvores, riscos em via pública

Defesa Civil divulga balanço dos atendimentos do mês de maio
Divulgação

Ao contrário do que muita gente pensa, a Defesa Civil não atua somente durante ocorrências climáticas. Durante todo o ano, além de trabalhar com a prevenção, por meio de orientações, capacitações e simulados, os agentes de Defesa Civil também auxiliam nas ações de combate ao Aedes aegypti e no atendimento de diversas ocorrências.

No mês de maio, o órgão registrou 23 ocorrências, dentre elas estão colapso de edificações, queda de árvores, riscos em via pública, movimentos de massa e uma ocorrência devido à ressaca das marés. Além disso, atuou em parceria com as secretarias municipais no monitoramento do abastecimento e garantia de manutenção dos serviços essenciais durante a paralisação dos caminhoneiros. Desde o primeiro dia, foi montado o Gabinete de Crise, que conseguiu gerenciar precaver as possíveis situações através do gabinete de crises, com contingências na saúde, educação e combustíveis para os veículos necessários.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Em geral, o mês foi bem movimentado, com destaque para paralisação, um evento novo e muito parecido com uma crise ou desastre pela falta de alimentos e remédios. Tivemos que lidar com situações diferentes em conjunto com a Defesa Civil Estadual, que articulou com os caminhoneiros e manteve a organização para que não faltassem itens necessários. Santa Catarina foi elogiada a nível nacional como a que melhor soube responder à paralisação”, disse o diretor da Defesa Civil, Fabrício Melo. De acordo com ele, o sucesso das operações durante a paralisação se deve grande parte se deve ao trabalho do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD), inaugurado em abril em Itajaí, e em maio em Florianópolis, uma semana antes da paralisação.

A Defesa Civil também auxiliou nas ações de combate ao Aedes aegypti. Em maio foram localizados 137 focos de dengue, feitas duas interdições e três notificações e dois casos de dengue autóctone foram registrados. Neste ano, já foram 810 focos de Aedes aegypti localizados em Balneário Camboriú.

Durante o mesmo período, houve várias ações importantes como o lançamento do programa “Proteção e Defesa Civil na Escola”, parceria com a Secretaria de Educação e o Instituto Fed eral Catarinense (IFC); e acompanhamento do Simulado Integrado de Resposta a Desastres, organizado pelo Exército Brasileiro.

Em maio, o Rio Camboriú registrou níveis de água próximo aos níveis de emergência, com mínima de 0,91 cm e máxima de 1,08 metro. A metragem de emergência inicia em 0,81 cm. Apesar dos baixos níveis do Rio Camboriú, a precipitação pluviométrica totalizou 110,13 mm, em comparação à média história de 105 mm, demonstrou aumento de 4,88%. ‘’Foi um mês com várias ocorrências atípicas, que trouxe bons resultados e demonstrou a eficiência do nosso serviço’’, conclui Fabrício.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaDefesa Civil divulga balanço dos atendimentos do mês de maio
PUBLICIDADE

Últimas notícias