• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Camboriú forma duas turmas de Agentes comunitários de Proteção Civil

Este ano, 50 pessoas, concluem o curso como agentes comunitários e se tornam aptos a auxiliar a comunidade

8057f9d23de2bab74db1508861b3512a
Divulgação

Nesta terça-feira, 31, o Corpo de Bombeiros Militar de Camboriú forma a terceira e a quarta turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE).

A cerimônia inicia às 19h, no Quartel dos bombeiros. Este ano, 50 pessoas, entre homens e mulheres, concluem o curso como agentes comunitários de proteção civil nível um e se tornam aptos a auxiliar a comunidade em acidentes pequenos, como no atendimento dos primeiros socorros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com duração de três semanas, o CBAE faz parte do Programa de Capacitação da Comunidade, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que inclui ainda o Curso Avançado de Atendimento a Emergências, o Curso de Brigada Comunitária, Curso de Bombeiro Mirim, Bombeiro Juvenil e Bombeiro da Melhor Idade, Projeto Golfinho e diversos outros programas sociais.

O Comandante do Corpo de Bombeiros de Camboriú, tenente Anderson Alves Isidoro, explica como atuam esses voluntários e ressalta a importância de ter pessoas com essa capacitação na comunidade: “É importante essa formação inicial, pois essas pessoas vão poder ajudar e atuar na comunidade para dar um primeiro atendimento em alguma situação de emergência até a chegada dos bombeiros, minimizando uma consequência e prestando esse primeiro atendimento. Com a formação no curso básico, quem demonstrar interesse em seguir na área, também pode ser selecionado para continuar a capacitação no curso avançado e aí sim atuar como um bombeiro voluntário”.

A conclusão do CBAE não habilita o participante para o exercício das funções de bombeiro comunitário, mas serve como pré-requisito para a inscrição no Curso Avançado de Atendimento a Emergências e para o exercício futuro das funções de Bombeiro Comunitário. O comandante Isidoro destaca alguns dos critérios necessários para dar continuidade na área: “São vários critérios a serem levados em consideração, mas os principais para seguir seriam o comprometimento com o trabalho, respeito às regras e desenvolvimento das habilidades necessárias para o serviço.”

Novas turmas em 2017

De acordo com o Comandante Isidoro, três novas turmas serão abertas para este ano – duas do curso básico e uma do avançado. Para quem tiver interesse em participar do curso, os requisitos para inscrição são: ter no mínimo 18 anos de idade até o início do curso, estar em dia com as obrigações legais, ser alfabetizado e não ter concluído o curso em alguma outra organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Serviço
O quê: Formatura da 4ª turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências
Quando: 31 de janeiro (terça-feira)
Local: Quartel do Corpo de Bombeiros, localizado na Rua São Paulo, nº 795, no Bairro Santa Regina.
Horário: 19h

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaCamboriú forma duas turmas de Agentes comunitários de Proteção Civil
PUBLICIDADE

Últimas notícias