• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Guarda Municipal de Balneário Camboriú forma 67 novos integrantes

A Prefeitura agora conta com um efetivo de 150 homens e mulheres na GM

(Arthur Miranda / divulgação)
(Arthur Miranda / divulgação)

Uma solenidade no centro de eventos do Hotel Sibara nesta segunda-feira (21) marcou a formatura de mais 67 guardas municipais da Secretaria de Segurança Pública. A Prefeitura agora conta com um efetivo de 150 homens e mulheres na GM, para reforçar a segurança da população. O auditório foi lotado de convidados e familiares dos formandos, além de autoridades locais.

Sobre os guardas municipais o prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, reconheceu a importância do trabalho realizado por eles. “São homens e mulheres que emprestam sua vidas para salvar as nossas”, declarou. Ele também reforçou que a segurança pública é prerrogativa dos governos estaduais e que “poucas cidades catarinenses e brasileiras prestam esse tipo de serviço, por exigir um desafio enorme e grandes investimentos”.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A guarda municipal foi criada por iniciativa do Prefeito Piriquito através da Lei 3029 de 4 de Dezembro de 2009. Essa é a quarta turma formada por curso ministrado pela Polícia Militar, “com quem devemos aprender a atuar para defender nossa população em um momento tão complexo como o atual”, acrescentou o prefeito.

Piriquito fez elogios ao comandante do 12° Batalhão de Policia Militar, Tenente Coronel José Evaldo Hoffman Junior, que sempre se mostrou grande parceiro da administração pública municipal de Balneário Camboriú. “Somos extremamente parceiros e estamos compartilhando o serviço para oferecer segurança para moradores e visitantes”, enfatizou o comandante.

O secretário de Segurança, Edemir Meister, fez coro com o prefeito nos elogios ao comando da PM local, assim como ao bom desempenho na formação da nova turma de guardas. “Isso reforça o compromisso de proteger pessoas e famílias do bem”, acrescentou. Meister lembrou que desde 2009 o Governo Municipal já investiu de R$ 126 milhões de reais na segurança. “Edson Piriquito deixa claro com isso que segurança também é prioridade em seu governo”, concluiu.

A Guarda Armada de Balneário Camboriú protege bens, serviços e instalações públicas, auxilia a PM no patrulhamento preventivo, faz abordagem de pessoas suspeitas e atende ocorrências. Além disso, participa de operações conjuntas planejadas com todos os policiais e agentes de trânsito.

A Central de Operações, que atende pelo número 153, contabiliza uma média mensal de 1500 ocorrências finalizadas. Além disso, o trabalho é turbinado pelo serviço de videomonitoramentro composto por 304 câmeras instaladas em vias públicas onde também existem 45 OCRS, um tipo de equipamento que registra imagens e cruza dados em tempo real acusando por exemplo se o carro que está passando no local tem registro de furto ou documentação irregular.

A solenidade de formatura também homenageou o aluno destaque da turma, Matheus Maicon Buerger, aprovado com média final de 9,75 no curso. Ele recebeu certificados das mãos do prefeito e do comandante da PM. Os oficiais que estiveram à frente do curso de formação dos guardas municipais nos últimos quatro meses, tanto da PM quanto os da GM, também receberam homenagens.

Também participaram da solenidade de formatura, o Coronel PM. Amarildo de Assis Alves, Comandante da 3ª Região de Polícia Militar; NIlson Probst, presidente da Câmara de Vereadores; Fábio Flor, Secretário de Planejamento da Prefeitura de Balneário Camboriú; o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Haroldo de Lima; a comandante da GM, Taís Baruffi; entre outros. A solenidade também contou com a participação da Banda Sinfônica da Igreja Assembleia de Deus, regida pelo Guarda Patrimonial Mateus Schlickmann.

Click CamboriúNotíciasSegurança PúblicaGuarda Municipal de Balneário Camboriú forma 67 novos integrantes
PUBLICIDADE

Últimas notícias