• O portal de notícias de Balneário Camboriú

80% dos atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Marieta estão relacionados a acidentes de trânsito

90% dos acidentes de trânsito atendidos pelo hospital envolvem motocicletas

ITAJAÍ – Com 30 mil pessoas mortas em 2020 no Brasil por acidentes de trânsito, o Maio Amarelo reforça a importância da mobilização internacional para a conscientização sobre os riscos relacionados principalmente à imprudência nas estradas. Este é o mês em que todo o mundo trabalha para educar as pessoas sobre as responsabilidades enquanto motorista para evitar o aumento deste índice.

O Hospital Marieta realiza milhares de atendimentos mensais e, por ser vocacionado na especialidade de Ortopedia e Traumatologia, concentra grande número de casos traumatológicos. Pelo menos, 80% de todos os casos registrados no Pronto Socorro estão relacionados a acidentes automobilísticos. Destes, 90% envolvendo motocicletas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“São casos que vão de uma leve escoriação a uma queda de moto, um trauma, um atropelamento leve, até acidentes graves com risco de morte inclusive. Alguns pacientes chegam em estado bem grave e são prontamente atendidos”, comenta o chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia, além de responsável pela residência médica em Ortopedia e Traumatologia, doutor Rodrigo Schueda Bier.

Com experiência na área à frente do departamento no Hospital Marieta, ele revela as nuances do cenário de acordo com os períodos do ano. Os acidentes com carros ocorrem em maior número na temporada de Verão, quando cresce o número de visitantes. E há uma queda nos períodos de frio ou chuva. “Porém, existe uma contrarreação dos acidentes com moto, que nestes momentos de baixa temperatura ou chuvosos podem ocorrer com a pessoa sozinha”, ressalta. Quando o acidente ocorre por causa da alta velocidade, geralmente há ingestão de bebida alcoólica associada.

No atendimento direto ao público, a equipe multidisciplinar consegue atender em todas as subespecialidades. “O Marieta é um hospital de alta complexidade e drena toda a região da BR-101 e das proximidades.  Atendemos muitos pacientes com um serviço de excelência, com mais de 20 ortopedistas no quadro clínico, resolvendo muitos traumas”, destaca o doutor Rodrigo.

Apesar de já acostumada, a equipe sempre se comove com casos graves, principalmente relacionados a jovens que passam a ter sequelas permanentes após o acidente, a exemplo das amputações. Em muitos atendimentos, o paciente já chega com amputação traumática. “O que mais chama a atenção são as sequelas que ficam, o tempo que esse paciente permanece internado. E não é só a sequela física, tem a sequela emocional, a sequela laboral. Esse paciente fica fora do ambiente de trabalho por bastante tempo e traz um custo também para toda a população”.

Como é a estrutura de Ortopedia e Traumatologia no Hospital Marieta

O Marieta é um hospital terciário, então há toda a estrutura necessária para os atendimentos de traumas gerados por acidentes de trânsito. Desde a entrada no Pronto Socorro, passando pelas tomografias, exames em geral e internações. “A estrutura do Hospital nos fornece basicamente tudo o que a gente precisa para tratar este paciente na entrada, de um modo correto”, pondera o médico.

No mês em que se celebra o Maio Amarelo, ele reforça que o primeiro passo para a prevenção é justamente a conscientização. Se puder evitar os acidentes evitáveis já é um passo importante. “Muitas vezes, a gente acaba atendendo pacientes que chegaram por imperícia. Ele não se cuidou como deveria e acabou chegando aqui, seja por estar alcoolizado ou por não seguir as leis de trânsito. Então, uma vez que a gente tente andar dentro da lei, a chance de acontecer um acidente realmente é menor”, pondera.

Em 2021, o tema principal do Maio Amarelo reforça que “no trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. A mobilização durante todo o mês alertará, por exemplo, para a responsabilidade de atitudes como usar passarelas e faixas de pedestres, para o respeito dos condutores aos vulneráveis no trânsito, para o risco de usar celular ao volante e sobre a importância de usar o cinto de segurança. As ações serão principalmente em eventos on-line e redes sociais em razão da pandemia.

Click CamboriúNotíciasSaúde80% dos atendimentos no Pronto Socorro do Hospital Marieta estão relacionados a...
PUBLICIDADE

Últimas notícias