• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Cerca de 20% dos pacientes faltaram às consultas agendadas com especialistas neste ano em BC

Na cardiologia geriátrica, mais da metade dos pacientes faltaram

Cerca de 20 dos pacientes faltaram às consultas agendadas com especialistas neste ano
Divulgação

Faltar a consulta faz mal à saúde”. A frase está num cartaz estrategicamente colocado no Posto Central para alertar os pacientes. O motivo é o grande volume de faltas nas consultas com especialistas. De janeiro a setembro deste ano, dos mais de 45 mil agendamentos feitos pela Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú, cerca de 20% dos pacientes faltaram.

“Cada vez que um paciente falta ele acaba prejudicando outro paciente, que poderia ter sido atendido nesta vaga de consulta. É um problema grave, e como o cartaz diz, faz mal à saúde porque acaba afetando toda a rede de pacientes que precisam de atendimento médico especializado”, alertou a secretária de Saúde, Andressa Hadad.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na cardiologia geriátrica, mais da metade dos pacientes faltaram. Dos 1031 agendados, apenas 466 compareceram. Na oftalmologia, 1041 pacientes não compareceram nas consultas com o especialista, totalizando 17,5% do total dos atendimentos que estavam agendados. Na periodontia, o volume de faltas também foi elevado. Das 2443 consultas agendadas, 757 faltaram (31%).

As consultas com endocrinologista também tiveram grande percentual de faltas. Na endocrinologia geral foi 21,92%; na geriátrica 31,69% e na pediátrica 16,96%. Os pacientes também estão faltando nas cirurgias. Na cirurgia geral grande houve 18,54% de abstenção, na cirurgia geral pequena foi 24,12%; na cirurgia pediátrica foi 22,85% e na cirurgia plástica 14,29% de faltas.

Os atendimentos são confirmados até 15 dias antes da consulta, por telefone pela Secretaria de Saúde. A partir do contato, o morador tem dois dias para comparecer à unidade de saúde e confirmar a consulta. Caso ele não confirme no prazo, a consulta será agendada com outro paciente. Mesmo após a confirmação, caso ocorra algum imprevisto, o paciente também pode reagendar. Para isso, basta ir até a Unidade de Saúde, onde será feito o reagendamento.

Click CamboriúNotíciasSaúdeCerca de 20% dos pacientes faltaram às consultas agendadas com especialistas neste...
PUBLICIDADE

Últimas notícias