• O portal de notícias de Balneário Camboriú

SAMU de Balneário Camboriú realizou mais de 30 mil atendimentos em 12 anos de existência

O SAMU presta serviço de orientações e envio de profissionais capacitados realizando atendimentos em qualquer lugar

SAMU bc
Divulgação

Há 12 anos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Municipal foi implantando em Balneário Camboriú. Desde o dia 15 de março de 2006 até março deste ano, foram feitos mais de 30 mil atendimentos. O serviço, que é pré-hospitalar, atende vítimas em situações de urgência e emergência em ocorrências clínicas, traumas diversos, acidentes, entre outras, atendidas pelo telefone 192.

Segundo o coordenador do SAMU Municipal, Fabiano do Prado Bueno, a unidade de suporte básico foi implantada pela Secretaria de Saúde do Município. “Era um serviço desconhecido pela população e não tinha muita divulgação. As pessoas não conheciam o número 192, e antes disso somente os Bombeiros faziam esse tipo de atendimento. Mas, o que diferencia o nosso serviço é que trabalhamos com telemedicina, com enfermeiros, médicos, técnicos em enfermagem e motoristas socorristas no atendimento pré-hospitalar”, comentou.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após ser acionado pelo 192, a unidade vai até o local e realiza o atendimento pré-hospitalar, que é feito através de telemedicina, depois o paciente se necessário, é encaminhado ao hospital. “O diferencial é que o que seria feito no hospital, realizamos no local onde a vítima é socorrida. Na unidade hospitalar, o médico avalia o paciente e dá destino ao atendimento definitivo”, explicou o técnico de enfermagem socorrista, Marcelo Luiz Lopes da Silva.

O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas e presta serviço de orientações e envio de profissionais capacitados realizando atendimentos em qualquer lugar. Atualmente, o serviço conta com seis técnicos de enfermagem e seis condutores socorristas, que trabalham em equipes de três nos plantões.

Balanço do ano de 2017

Em 2017, foram realizados 3.213 atendimentos na cidade e em municípios vizinhos. Desse número, as ocorrências clínicas foram as mais atendidas no ano passado contabilizando 1.606 atendimentos, seguido de trauma (diversos) com 557 atendimentos e trauma (trânsito) com 507. Ao todo, 1.023 pessoas foram liberadas no próprio local sem a necessidade de ser encaminhada a uma unidade hospitalar.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSAMU de Balneário Camboriú realizou mais de 30 mil atendimentos em 12...
PUBLICIDADE

Últimas notícias