• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Dia dos Namorados é marcado por ações de saúde em Balneário Camboriú

Foram realizados cerca de 70 testes rápidos de HIV e Sífilis, e distribuídos 1500 kits de material educativo e preventivo

ação saúde celso peixoto 1
Divulgação

Nesta segunda-feira, 12, Dia dos Namorados, quem passou pelo Posto Central de Balneário Camboriú foi convidado a participar das ações de orientação do Programa Municipal ISTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais. Uma tenda foi montada no pátio do posto e das 13h às 17h foram feitas seis rodas de conversa com psicólogos e estudantes de psicologia da Univali, orientações, entrega de kits de prevenção e testes rápidos.

Foi um sucesso! Em cada roda de conversa participaram cerca de 10 pessoas. Fizemos cerca de 70 testes rápidos de HIV e Sífilis e entregamos 1500 kits de material educativo e preventivo no semáforo da Rua 1500” contou a coordenadora do CISS/CTA, a psicóloga Jacheline Hoffmann.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As rodas de conversa foram comandadas pelo psicólogo Evandro Fernandes Alves, que contou com auxílio de acadêmicos de psicologia. “Aproveitamos essas datas para ampliar a divulgação do trabalho feito pela Secretaria de Saúde. A ideia é fazer com que as pessoas, que tiveram alguma relação sexual desprotegidas, façam o teste rápido. Só assim, caso o resultado seja positivo, ela poderá iniciar o tratamento, curando a sífilis por exemplo, ou tratando o HIV”, falou o psicólogo.

Edvaldo Rodrigues Lima, de 45 anos, foi agendar uma consulta no Posto Central e acabou participando da roda de conversa e fez o teste rápido. “É a segunda vez que faço o teste. É sempre bom a gente cuidar da saúde em todos os aspectos” falou.

Quem não pôde participar da ação e quiser fazer o teste rápido pode procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Não é necessário agendar. No local, há uma equipe de enfermeiros, psicólogos e aconselhadores que fazem todo o acolhimento do paciente, antes e após o teste. No local também é feita Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP). A PEP é um tratamento preventivo com terapia antirretroviral que impede a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo.

Caso o teste rápido detecte que o paciente possui alguma doença, ele é encaminhado ao Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS), que funciona junto ao CTA. No local o paciente recebe todo o acompanhamento do tratamento e pode participar de grupos terapêuticos. O CISS conta com uma equipe interdisciplinar formada por assistente social, psicólogo, infectologista, proctologista, ginecologista, pediatra, urologista, clínica geral e ainda Farmácia que distribui toda a medicação aos pacientes atendidos pelo Município. Cerca de 3500 pessoas estão cadastrados no Centro Integrado de Solidariedade e Saúde (CISS).

O CTA está localizado na Rua 2350, nº 560, esquina com a 4ª Avenida, no Centro.

Click CamboriúNotíciasSaúdeDia dos Namorados é marcado por ações de saúde em Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias