• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Hospital Ruth Cardoso toma medidas emergenciais e normaliza atendimento de cirurgias

Ministério Público vai notificar as empresas que se negaram a vender material cirúrgico pelo preço da tabela SUS

centro cirurgico
Centro cirúrgico do Hospital Municipal Ruth Cardoso

O Hospital Municipal Ruth Cardoso normalizou nesta segunda-feira (13) o atendimento de cirurgias ortopédicas, que havia sido interrompido no último dia 3, após faltar material cirúrgico. A falta de material se deu por conta de um processo licitatório fracassado, onde nenhuma empresa mostrou interesse em vendê-lo.

Desde o início do ano alguns processos licitatórios abertos pela antiga administração apresentaram falhas, sem empresas interessadas em participar. Elas teriam se negado a vender material cirúrgico pelo preço da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o preço orientado pelo Ministério da Saúde.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A direção do hospital, já prevendo que faltaria material cirúrgico para ortopedia, abriu processo licitatório emergencial para a compra e, por prudência, no último dia 3 enviou um documento para todas as unidades de saúde para que não direcionassem pacientes com necessidades de cirurgia ortopédica. A medida cautelar foi tomada para não colocar em risco a vida de pacientes que chegassem ao hospital precisando urgentemente de cirurgia.

A situação foi regularizada após uma das empresas concordar em fazer a venda dos materiais faltantes pelo preço da tabela SUS até que o processo licitatório seja concluído. A empresa já levou os materiais que estavam faltando e o atendimento segue normalizado.

Durante o período em que o hospital fechou as portas, apenas três cirurgias acabaram sofrendo atraso. Uma foi transferida para outro hospital e as outras duas foram realizadas ainda na semana passada.

O Ministério Público vai notificar as empresas que se negaram a fazer a venda do material cirúrgico pelo preço da tabela SUS. Apesar do grande problema, a situação foi contornada sem grandes prejuízos.

O Diretor do Hospital Ruth Cardoso, Rodrigo Massaroli, explica o fracasso licitatório, as medidas emergenciais e a comunicação ao Ministério Público no vídeo abaixo:

Click CamboriúNotíciasSaúdeHospital Ruth Cardoso toma medidas emergenciais e normaliza atendimento de cirurgias
PUBLICIDADE

Últimas notícias