• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Testes gratuitos para pacientes com câncer de pulmão estão disponíveis em Itajaí

Estudo funciona como um teste genético, para verificar se o paciente com câncer de pulmão possui ou não uma mutação

(Divulgação)
(Divulgação)

Todos os pacientes que receberam o diagnóstico de câncer de pulmão recentemente ou que não iniciaram tratamento ainda, podem participar do novo protocolo aberto até o dia 28 de agosto.

De acordo com o médico oncologista Giuliano Santos Borges essa é uma grande conquista, pois após mais de um ano para ser aprovada a abertura no Brasil, foi liberado este novo estudo mundial nas cidades de Itajaí, Florianópolis, Porto Alegre e São Paulo. Porém com prazo curto, de apenas 20 dias e em poucos municípios brasileiros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em Itajaí, o recrutamento vai acontecer no Centro de Novos Tratamentos Itajaí. “Este é um estudo que já abriu no mundo há um ano e aqui no Brasil vai ficar aberto por 20 dias. Nos Estados Unidos, por exemplo, este tipo de medicamento já está disponível para os pacientes que tem a doença confirmada. Mas aqui no Brasil ainda não, pois precisam ser aprovados. São testes que podem modificar a história de vida da pessoa com diagnóstico de câncer de pulmão. Neste momento já temos seis pacientes identificados com ALK”, explica o médico.

O estudo funciona como um teste genético, para verificar se o paciente com câncer de pulmão possui ou não uma mutação: tanto ALK como EGFR. O material usado é o próprio bloco de tumor do paciente.

Caso o resultado seja positivo, este paciente não é mais submetido a quimioterapia e o tratamento é focado no uso de comprimidos, onde os resultados já são mais satisfatórios. Neste caso, o medicamento identifica e ataca as células cancerígenas, e provoca menos efeitos ao organismo e as demais células.

Click CamboriúNotíciasSaúdeTestes gratuitos para pacientes com câncer de pulmão estão disponíveis em Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias