O estoque do Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen permanece abaixo do normal desde o final do ano passado.

A média de doações, que em 2014 foi de 150 litros de leite por mês, caiu pela metade nos primeiros meses deste ano. De acordo com a enfermeira responsável pelo setor materno-infantil, Larissa da Silva, entre janeiro e março não foram doados mais do que 70 litros por mês.

“A redução do estoque de leite é comum na época de férias, porém desta vez foi mais longa do que em outros anos. Como o leite é usado para alimentar os bebês internados na UTI Neonatal pedimos novamente para que as mães que tem leite em excesso façam a doação”.

A mãe que deseja ser doadora de leite só precisa apresentar a carteirinha do pré-natal e fazer o cadastro. A equipe do Banco de Leite vai até a casa das doadoras três vezes por semana para fazer a coleta. Em seguida o leite é congelado, pasteurizado e analisado para que seja comprovada a qualidade. Depois de tratado o leite é encaminhado para os bebês internados na UTI Neonatal.

Hoje, 20 mães estão cadastradas para fazer a doação, mas a quantidade de leite doado não é suficiente para atender a demanda. “O ideal seria pelo menos 30 doadoras para que pudéssemos normalizar o estoque”, explica Larissa.

As coletas são realizadas em Itajaí, Navegantes, Balneário Camboriú e Camboriú. Interessadas devem entrar em contato com o Banco de Leite para fazer a inscrição através do telefone 32499400 ramal 2404.