• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Saúde regional segue debates sobre reabertura do hospital em Itapema

Na última sexta-feira foi cumprida a agenda de reunião das Secretarias Municipais de Saúde da Costa Esmeralda, realizada em Itapema. Os titulares das pastas concordaram que a atual estrutura oferecida pelo Hospital Santo Antonio tem fortes deficiências estruturais, o que o impede de reabrir neste momento de maneira adequada à população.

Várias alternativas foram colocadas, e os técnicos presentes afirmaram que não é seguro reabrir o hospital nas condições atuais, “pois isto poderia colocar em risco a saúde daqueles que ali buscassem atendimento”, frisou Roberto Carlos Ruiz, secretário de Saúde de Itapema.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Após os apontamentos, a conclusão foi unânime: existem dificuldades estruturais graves no atual prédio, que impedem sua reabertura de maneira segura em termos de saúde; há necessidade de ampliação da discussão com as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, para discutir a questão da necessidade de construir uma alternativa segura e eficiente aos habitantes da costa esmeralda; por último, reafirmaram o compromisso dos prefeitos de buscar uma solução para a questão hospitalar da Costa Esmeralda, que seja mais adequada às necessidades da população local.

Segundo Ruiz, será agendada uma visita à Passo Fundo (RS), para conhecer a estrutura hospitalar daquela cidade, pois existe uma negociação com membros daquelas unidades que têm interesse em abrir um hospital em Itapema. “Isto deveria ocorrer com a construção de um novo hospital, adequado em termos de fluxo de funcionamento e legislação sanitária”, acrescentou.

Enquanto seguem as discussões, a Prefeitura de Itapema garante o atendimento dos cidadãos e cidadãs com o Pronto Atendimento 24 horas, através da Unidade de Saúde do Bairro Várzea, que foi inaugurada em 1° de abril. Quanto às necessidades de internações hospitalares, todas são atendidas nas referências pactuadas junto ao SUS (Hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú , ou o Hospital Marieta, em Itajaí).

A Câmara de Vereadores de Itapema também está empenhada em dar um encaminhamento à questão, seja através de sua presidenta, Nilza Simas Ribeiro, ou através do vereador Luiz Carlos Vieira, líder do Governo na Câmara Municipal, com o apoio da grande maioria dos vereadores locais.

Click CamboriúNotíciasSaúdeSaúde regional segue debates sobre reabertura do hospital em Itapema
PUBLICIDADE

Últimas notícias