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Torres da passarela da Barra são concretadas

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A obra da passarela para ligar o bairro da Barra e a Barra Sul acontece de forma ininterrupta na margem esquerda do Rio Camboriú, onde estão sendo elevadas duas das quatro torres previstas. Elas terão 57 metros de altura, equivalentes a um prédio de 22 andares. O ritmo da obra consome diariamente a carga de 30 caminhões com capacidade para transportar oito metros cúbicos de concreto.

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O engenheiro Nienio Gontijo, da Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Balneário Camboriú (Compur), disse que o trabalho não deve ser interrompido em função do sistema construtivo da base de concreto com liga especial. “Essa concretagem é feita com formas que se movem por sistema hidráulico e facilitam o trabalho verticalizado”, explicou.

A passarela sobre o Rio Camboriú facilitará a travessia dos moradores da região sul, que antes utilizavam balsa ou faziam uso da BR-101. Além disso, a obra tem forte apelo arquitetônico. Abrigará elevadores e restaurantes nas extremidades e se transformará em equipamento turístico para a cidade, que é um dos principais polos indutores do turismo brasileiro.

O prefeito Edson Piriquito observa que, “além da passarela, a prefeitura também fará investimentos para a construção do Mercado do Peixe e do Mercado Público, com frequência garantida por moradores fixos e turistas, o que necessariamente fará aumentar muito o movimento do comércio da região precursora da cidade”.

Reunião define critérios para manutenção do cronograma da obra

Reunião nesta segunda-feira (8) no gabinete do prefeito Edson Renato Dias, Piriquito, tratou da interação e troca de informações entre técnicos e engenheiros que trabalham na obra da passarela.

O engenheiro Nienio coordenou o encontro na presença de engenheiros da prefeitura, que fiscalizam a obra por orientação do prefeito.

Gontijo explica que, além de representantes da Helpcom, empresa ganhadora da licitação para a execução da obra, estiveram na ocasião profissionais responsáveis pela elaboração do projeto, assim como especialistas em estruturas metálicas e estaios. “É demasiadamente importante à troca de informações entre os profissionais para a manutenção do cronograma pré-estabelecido”, observou Gontijo.

A passarela terá torres em concreto e estaios. A base de ligação para a passagem de pedestres terá estrutura metálica e ficará a 25,5 metros acima do nível do Rio Camboriú. Se comparado a um prédio, a área de circulação de pessoas estará a oito andares do solo.

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