• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Concluídas obras de reconstrução do Porto de Itajaí

portoO Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro dos Portos, Pedro Brito estará nesta quarta-feira (27/10), na cidade da Itajaí para a inauguração do berço 2, do Porto de Itajaí. Com esta obra, o Governo Federal entrega aos catarinenses, totalmente reconstruído, o que foi danificado pelas enchentes de 2008.

As obras emergenciais totalizaram o investimento de R$ 350 milhões, valor destinado à dragagem de aprofundamento e reconstrução dos berços 1 e 2. Com dragagem finalizada e com os 272 metros de cais, que compreendem o berço 1, inaugurado dia 13 de setembro, a SEP retorna ao Estado para entregar os 228 metros que restavam, o berço 2.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Além do aumento de movimentação, a obra propiciará ao porto, a instalação de equipamentos de grande porte para o transbordo e transferência de cargas. A Segundo o Ministro, a estrutura atual é bem superior a original. A obra possibilitará também a entrada de navios de até 105 mil toneladas com uma capacidade de movimentação superior a 84 contêineres por hora, com três portêineres simultâneos. Vale ressaltar que esta obra foi realizada em caráter emergencial e toda a execução foi realizada em três turnos.

Com a recuperação dos berços 1 e 2, o Porto Público fica com quatro berços de atracação e totalmente capacitado para absorver a demanda do mercado, inclusive navios de grande porte, que calam até 14 metros.

O Porto foi contemplado ainda pelo Programa Nacional de Dragagem (PND), instituído pela SEP para aprofundar o canal dos principais portos. O PND, executado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em fase de licitação, deixará o porto com a capacidade de -14 metros.

Realidade atual – O Complexo Portuário de Itajaí, que congrega o Porto Público mais terminais privados, entre eles o Portonave, de Navegantes, deve fechar outubro com recorde histórico. A maior movimentação, registrada em 2008, foi de 693 mil TEUs por ano. De janeiro a setembro deste ano, foram 684,6 mil TEUs e a expectativa é que a movimentação acumulada até outubro atinja 785 mil TEUs. Já o volume estimado para 2010 deve superar 900 mil TEUs, superando em 100 mil a projeção inicial da Autoridade Portuária, que era fechar o ano com 800 mil TEUs.

A Portonave, que opera no complexo, também registra bons resultados. De janeiro a setembro, alcançou 427 mil TEUs de movimentação, superior a todo o ano passado, quando foram movimentados 414 mil TEUs. Na comparação com iguais períodos de janeiro a setembro, o crescimento, este ano, é de 58% na Portonave. Se analisada a média mensal movimentada na margem direita do Rio Itajaí-Açu, a movimentação acumulada pela Portonave entre janeiro e outubro deve ficar próxima dos 480 mil TEUs.

Click CamboriúNotíciasObrasConcluídas obras de reconstrução do Porto de Itajaí
PUBLICIDADE

Últimas notícias