• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Relatório da Emasa indica todos os pontos da Praia Central como próprios para banho

Desde o dia 5 de fevereiro até o momento, todas as coletas realizadas pela Emasa na Praia Central indicam que a água está própria para banho

A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) disponibilizou em seu site, nesta terça-feira (20), o relatório de balneabilidade que aponta a boa condição das águas em todos os dez pontos de coleta da Praia Central, sendo considerados próprios para banho. Nas praias agrestes, com um total de cinco pontos de coleta, apenas o ponto localizado dentro da lagoa de Taquaras não está próprio para banho, por não ser uma área utilizada para esse fim.

Desde o dia 5 de fevereiro até o momento, todas as coletas realizadas pela Emasa na Praia Central indicam que a água está própria para banho. A exceção ocorreu apenas no ponto em frente à Rua 4000, que foi considerado impróprio na coleta realizada em 09 de fevereiro, retornando ao status de próprio posteriormente.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Os resultados completos podem ser consultados no site oficial da Emasa, acessível neste link.

A Emasa realiza as coletas de balneabilidade três vezes por semana, com exceção dos dias de chuva, devido à interferência direta das precipitações nos resultados das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, sendo dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes. Os locais de monitoramento da Emasa coincidem com os pontos monitorados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Os critérios de avaliação seguem as normativas estabelecidas na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os padrões de balneabilidade em águas brasileiras. Para que um local seja considerado próprio para banho, cada ponto de coleta deve apresentar uma concentração máxima de 800 NMP/100ml da bactéria Escherichia coli (E. coli) em 80% das cinco últimas amostras consecutivas.

A responsável pelos serviços de análise é a empresa Umwelt Biotecnologia Ambiental, credenciada pelo IMA e certificada pelo INMETRO, com uma trajetória de 27 anos no mercado, garantindo a qualidade e a confiabilidade dos resultados.

Na sexta-feira, 16, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou relatório semanal de balneabilidade com coleta realizada no dia 16 de fevereiro. Dos 10 pontos analisados na Praia Central, 6 pontos estão próprios e 4 estão impróprios para banho.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteRelatório da Emasa indica todos os pontos da Praia Central como próprios...
PUBLICIDADE

Últimas notícias