• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Balneabilidade da Praia Central apresenta melhora em relatórios do IMA e Emasa

As últimas análises indicam uma mudança significativa, sugerindo uma taxa de aprovação para banho em diversos pontos da praia

A Praia Central de Balneário Camboriú, que enfrentou desafios na balneabilidade ao longo da temporada, agora exibe sinais de melhora, conforme revelam os recentes relatórios do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

Anteriormente, os relatórios apontavam 100% de impróprios para banho na Praia Central. No entanto, as últimas análises indicam uma mudança significativa, sugerindo uma taxa de aprovação para banho em diversos pontos da praia.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A mudança drástica nos resultados pode estar diretamente relacionada à conclusão das obras na Lagoa de Aeração e no Decantador. De acordo com a Emassa, volta da utilização da lagoa de aeração e o início de funcionamento do novo decantador, a eficácia do tratamento de esgoto da estação de tratamento de esgoto do Nova Esperança deve melhorar substancialmente até voltar a níveis superiores a 90%.

Relatório IMA

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulgou na sexta-feira, 09. O último relatório divulgado pelo ima, com coleta realizada no dia 09 de fevereiro, velou uma melhora na qualidade da água na Praia Central de Balneário Camboriú. Dos 10 pontos analisados, 7 pontos estão próprios e 3 estão impróprios para banho.

Locais Próprios para Banho:

  1. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 03) – Frente à Rua 2000
  2. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 04) – Frente à Rua 3000
  3. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 10) – Frente à Rua 4000
  4. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 11) – Frente à Rua 3500
  5. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 12) – Frente à Rua 2500
  6. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 13) – Frente à Rua 1400
  7. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 14) – Frente à Rua 51

Locais Impróprios para Banho:

  1. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 01) – Pontal Norte
  2. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 02) – Frente à Rua 1001
  3. Praia do Baln. Camboriú (Ponto 05) – Pontal Sul – Frente à Rua 4900

Todas as informações, comparativos e considerações técnicas desta semana constam no relatório que pode ser conferido neste link.

A melhora pode ser observada dia após dia nos relatórios do mês de fevereiro.

Metodologia e legislação

O IMA possui todos os materiais e mecanismos considerados suficientes e adequados para a execução do Programa de Monitoramento da Balneabilidade no estado, o segundo maior do Brasil, com 238 pontos monitorados e vigente desde o ano de 1976.

Os materiais utilizados são aqueles definidos pelo método 9223b do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, cuja fabricação e distribuição é realizada por única empresa (IDEXX) com representante próprio no Brasil (IDEXX BRASIL LABORATÓRIOS LTDA).

Quanto ao denominado mecanismo de coleta, o IMA segue os padrões estabelecidos pelo Guia de Coleta e Preservação de Amostras da Agência Nacional de Águas (ANA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

As amostras são analisadas pelo método fluorogênico tendo como substrato o Colilert-18, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater, 23ª edição, Método 9223 B que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Conforme a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, o ponto é considerado PRÓPRIO quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros. O ponto é considerado IMPRÓPRIO quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Atenção aos banhistas

Não é recomendado o banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade, bem como, nas proximidades de saída de canais ou galerias de águas pluviais, pois as chuvas podem arrastar material contaminado, o que pode deteriorar a qualidade das águas para banho.

Relatório Emasa

A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, publica nesta sexta-feira (09), relatório de balneabilidade que aponta que todos os dez pontos de coleta da Praia Central estão próprios para banho, assim como nas praias agrestes, onde só não está próprio o ponto medido dentro da lagoa de Taquaras, que não é utilizada para banho. O resultado pode ser conferido no site da Emasa.

A Emasa faz as coletas de balneabilidade três vezes por semana, menos nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes. Os pontos monitorados pela empresa são os mesmos do monitoramento feito pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA.

No resultado são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado.

Para ter a condição de PRÓPRIO para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBalneabilidade da Praia Central apresenta melhora em relatórios do IMA e Emasa
PUBLICIDADE

Últimas notícias