• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Arraia é libertada de rede irregular na Praia Central de Balneário Camboriú

A rede, tipo feiticeira, foi encontrada perto do costão, no canto sul da praia

Após denúncia, a equipe de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú resgatou uma arraia que estava presa em uma rede de pesca irregular na Praia Central, na tarde de sexta-feira (2).

A rede, tipo feiticeira, foi encontrada perto do costão, no canto sul da praia. Como não estava debilitada, a arraia foi solta no mar logo após ter sido desvencilhada das malhas da rede. O responsável pelo petrecho não foi localizado.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O uso de petrechos não permitidos sujeita o pescador à pena de detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, de acordo com o artigo 34 da lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. As redes ilegais, como as feiticeiras, impedem a livre movimentação dos peixes e capturam outras espécies, como tartarugas, golfinhos e até mesmo baleias. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, redes de espera são proibidas o ano inteiro.

Em 2023, a equipe salvou oito tartarugas e apreendeu 43 redes irregulares. Neste ano, a arraia foi o primeiro animal resgatado, e três redes ilegais foram apreendidas até o momento.

Denúncias podem ser feitas pelo número 199.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteArraia é libertada de rede irregular na Praia Central de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias