• O portal de notícias de Balneário Camboriú

90% da Praia Central de Balneário Camboriú está imprópria para banho

O único ponto próprio para banho fica no Pontal Sul em frente à Rua 4.900

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) divulga nesta sexta-feira, 14.jan.2022, o relatório de balneabilidade nº 6 da temporada de verão. A pesquisa referente às coletas realizadas de 10 a 14 de janeiro, aponta que dos 10 pontos analisados na Praia Central de Balneário Camboriú 09 estão impróprios para banho, o que representa 90%.

No total, 15 pontos foram analisados em Balneário Camboriú. Desses, 10 estão com a balneabilidade negativa, são eles: nove pontos na Praia Central no Pontal Norte, e em frente as ruas 2.000, 51, 2.500, 4.000, 3.000, 1.001, 1.400, 3.500. O 10º ponto é na Lagoa de Taquaras.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Na Praia Central o único ponto próprio para banho fica no Pontal Sul em frente à Rua 4.900. Os outros pontos próprios são: Laranjeiras (meio da praia); Taquaras (em frente à Escola Municipal; Estaleiro (entre ruas Domingos Fonseca e Napoleão Vieira); Estaleirinho (frente à Rua Jose Amaro da Cunha).

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva explica que muitos fatores tornam a água não balneável: “As fortes chuvas que ocorrem no verão alteram, significativamente, a qualidade da água, pois levam a sujeira de ruas e galerias de água ao mar. As ligações de esgoto clandestinas e o aumento da quantidade de pessoas que visitam os balneários neste período, também são fatores que acabam sobrecarregando os sistemas de tratamento de efluentes, o que afeta diretamente nos resultados das pesquisas”, analisa Fábio.

Sobre o relatório

O IMA analisa as águas de cada balneário e determina se os locais estão contaminados ou não por esgotos domésticos. A existência de esgoto é verificada por meio da contagem da bactéria Escherichia Coli cujo habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e outros animais de sangue quente.

Para que um balneário seja considerado impróprio para banho é necessário que em mais de 20% das amostras coletadas nas cinco semanas anteriores a quantidade dessa bactéria seja superior a 800 por 100 mililitros ou se, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia Coli por 100 ml.

Para que um ponto volte a ser considerado balneável, a quantidade de Escherichia Coli deve estar abaixo de 800 por 100 ml em 80% ou mais das coletas nas cinco semanas seguintes.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasMeio Ambiente90% da Praia Central de Balneário Camboriú está imprópria para banho
PUBLICIDADE

Últimas notícias