• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Alunos do CEM Iate Clube aprendem sobre educação ambiental com o JACAMASA

Além de conscientizar a respeito de práticas sustentáveis, o Programa de Educação Ambiental tem o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças

A tarde de quinta-feira, 19.set.2019, foi de muito aprendizado para os alunos do 4º e 5º ano do Centro Educacional Municipal – CEM Iate Clube. As turmas receberam a equipe e o mascote do Programa de Educação Ambiental (PEA) JACAMASA, que já esteve em oito escolas da rede municipal, das 16 que irão conhecer o programa neste 2º semestre.

Atentas a cada explicação, vídeos e exemplos do dia a dia sobre o uso consciente da água, saneamento, tratamento de água e esgoto, e manutenção da rede coletora, as crianças interagiam falando de suas atitudes e o que irão levar de aprendizado para casa. “Agora vou ficar menos de 15 minutos no banho, porque eu não sabia que gastava tanta água. E vou contar para os meus pais”, disse o estudante do 5º ano, Jeferson Jr. Pessoa.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com a participação do simpático jacaré-de-papo-amarelo, os operadores da Estação de Tratamento (ETE), Ana Carolina Nicolau e Hilário Zornitta, também fizeram uma dinâmica com perguntas e respostas sobre o tema, que rendeu brindes para os acertos.

Mas a diversão não parou por aí. Os alunos foram desafiados pelo JACAMASA, para uma competição de dança, com a música do mascote. “…Vem com o JACAMASA, cuidar do meio ambiente, vem com o JACAMASA, a natureza precisa da gente”. Entusiasmo e alegria não faltaram na tarde de aprendizado. “Eu já não jogava esgoto e sujeira no mar e rios e vou continuar não fazendo”, mencionou a aluna do 5º ano, Luíza C. Rodrigues, que ficou curiosa em saber como é limpa a água do Rio Camboriú.

Além de conscientizar a respeito de práticas sustentáveis, o Programa de Educação Ambiental tem o intuito de despertar iniciativa e responsabilidade nas crianças, demonstrando que pequenas atitudes influenciam na vida de todos. “Foi muito interessante porque traz para as crianças informações que já trabalhamos em sala de aula de forma mais completa. Mostrando todo o processo e as etapas do tratamento da água até chegar em nossas casas. Isso valoriza o conteúdo”, afirmou a professora de uma das turmas, Janete Aparecida de Oliveira.

Após da palestra, os alunos trabalharão em sala de aula com o auxílio dos professores, desenvolvendo atividades artísticas, histórias, e textos para participar do Concurso JACAMASA. “Os trabalhos farão parte de uma exposição no Parque Raimundo Malta e as melhores criações, serão selecionadas e publicadas em um livreto, para ser entregue no próximo ano”, explicou a coordenadora do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones. Cada professor responsável pelas turmas envolvidas, recebeu um Tablet para valorizar e auxiliar o trabalho desenvolvido em sala.


CRONOGRAMA PRÓXIMAS ESCOLAS:

24/09/19 – CEM TOMAZ F. GARCIA – 02 turmas
26/09/19 – CAIC AYRTON SENNA DA SILVA – 02 turmas
01/10/19 – CEM IVO SILVEIRA – 02 turmas
03/10/19 – CEM ARMANDO C. GHISLANDI – 02 turmas
08/10/19 – CEM ALFREDO DOMINGOS – 02 turmas
10/10/19 – CIEP RODESINDO PAVAN – 02 turmas
17/10/19 – CEM ARIRIBÁ – 02 turmas

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteAlunos do CEM Iate Clube aprendem sobre educação ambiental com o JACAMASA
PUBLICIDADE

Últimas notícias