• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Dia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no Parque Raimundo Malta

Distribuição de mudas nativas, rodas de conversa sobre meio ambiente, exposição de fotos de aves e outras atividades integraram a programação

Distribuição de mudas nativas, rodas de conversa sobre meio ambiente, exposição de fotos de aves e outras atividades integraram a programação do Movimento pela Sustentabilidade na tarde desta quarta-feira. 5.jun.2019, Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Raimundo Malta.

Vestindo camiseta camuflada emprestada pela fotógrafa de aves Luísa Garcia, que estava expondo suas fotos no local, Andrei Galelli Stein, nove anos, se encantou com o som dos pássaros ouvido ao aproximar o celular do código QR Code presente em cada foto. “Cada canto tem uma poesia. Se não tivessem os pássaros, não teríamos vida”, disse Andrei. Na exposição interativa, Luísa mostrou as aves que fotografou em Balneário Camboriú a partir de 2015. Ela também levou para a exposição as roupas camufladas que usa para não afastar os pássaros.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A professora aposentada Analice Santos de Miranda esteve no Parque com um grupo de amigas e levou para casa duas mudas nativas, de hibisco e de sibipiruna. A atividade fez ela lembrar do tempo de sala de aula. “No Dia do Meio Ambiente ou da Árvore, eu pegava mudas aqui para os alunos e passávamos nas casas para distribuí-las”, comenta.

Para conscientizar a população sobre o descarte ambientalmente correto de resíduos, o Parque Raimunda Malta recebeu lâmpadas usadas nesta quarta-feira. O material será recolhido por uma empresa e descaracterizado (triturado, com os resíduos armazenados separadamente). A ação foi uma iniciativa do Programa de Educação Ambiental Terra Limpa, gerido pelas secretarias do Meio Ambiente e de Educação. Nos demais dias, a população deve entregar as lâmpadas usadas nos estabelecimentos onde elas foram compradas.

Também houve uma roda de conversa com a Guarda Ambiental sobre os casos em que atua. Em uma tenda do Programa ABRAÇO Animal, os visitantes puderam se informar sobre as ações realizadas no Município em relação à defesa animal e cadastrar os bichos de estimação como doadores de sangue.

Cada atividade desta quarta-feira esteve relacionada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para erradicar a pobreza e proteger o planeta (confira no fim do texto a programação desta quarta relacionada aos objetivos). “A Agenda 2030 é bastante ampla. Faz com que a gente incorpore ações de preservação ambiental no dia a dia. O Programa Terra Limpa, estabelecido há anos no município, trabalha diariamente com a educação ambiental”, ressaltou a secretária do Meio Ambiente, Maria Heloisa Furtado Lenzi.

O Movimento pela Sustentabilidade integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Balneário Camboriú de segunda a sexta-feira (3 a 7). Confira a programação abaixo.

Semana do Meio Ambiente

De 3 a 7 de junho de 2019

– Quarta-feira (05/06), das 13h às 17h
Movimento pela sustentabilidade: Cidadão consciente faz uma cidade melhor.
Local: Parque Raimundo Malta
Setor/parceria: SEMAM/ Departamento Desenvolvimento Ambiental/Programa Terra Limpa

– Quarta-feira (05/06), às 15h
Roda de Conversa Meio Ambiente
Local: NEI Rio das Ostras 
Setor/parceria: Terra Limpa/ NEI Rio das Ostras

– Quinta-feira (06/06), a partir das 8h30
Logística de coleta de material PET FRIEND 
Local: Rede Municipal de Ensino
Setor/parceria: Terra Limpa

– Toda a semana (3 a 7), matutino e vespertino
Projetos, ações diversas voltadas à sustentabilidade, conservação ambiental . 
Local: Núcleos e Centros Educacionais Municipais 
Setor/parceria: Programa Terra Limpa/SEDUC

– Toda a semana (3 a 7)
Lançamento e entrega do material educativo sobre o lixo marinho
Local: Parque Raimundo Malta e nas unidades escolares da rede municipal 
Setor/parceria: SEMAM

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteDia Mundial do Meio Ambiente foi celebrado no Parque Raimundo Malta
PUBLICIDADE

Últimas notícias