• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Visitas marcam o encerramento do Workshop Anual do Programa Bandeira Azul

O evento nacional começou na quinta-feira, 16, e reuniu em BC gestores de praias e marinas certificadas pelo Bandeira Azul e candidatas à certificação do programa

Visitas marcam o encerramento do Workshop Anual do Programa Bandeira Azul
Ana Claudia Sguário / Divulgação

No encerramento do 12º Workshop Anual do Programa Bandeira Azul, nesta sexta-feira, 17.maio.2019, os participantes do evento conheceram as praias do Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Laranjeiras. Também foram feitas visitas ao Parque Unipraias e à Marina Tedesco.

O evento nacional começou na quinta-feira, 16.maio.2019, e reuniu em Balneário Camboriú gestores de praias e marinas certificadas pelo Bandeira Azul e candidatas à certificação do programa. O workshop auxilia na preparação da documentação necessária para a conquista da certificação Bandeira Azul e debate assuntos pertinentes ao programa no contexto nacional e internacional, além de proporcionar troca de experiência.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As praias do Estaleiro e Estaleirinho e a Marina Tedesco foram certificadas pelo Bandeira Azul para a temporada 2018/2019. No dia 24, termina o prazo para a entrega de documentação para solicitar a renovação do certificado. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, além de buscar a renovação da certificação das duas praias, o Município irá inscrever mais três praias na fase piloto do programa, além da de Taquaras, que já está inscrita na fase piloto desde 2018.

A Bandeira Azul foi hasteada no Estaleiro e Estaleirinho em dezembro de 2018 e recolhida em 21 de abril, com o término da temporada. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. No Brasil, foram condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis).


Sobre o Programa

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no Programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteVisitas marcam o encerramento do Workshop Anual do Programa Bandeira Azul
PUBLICIDADE

Últimas notícias