• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Bandeira Azul no Estaleiro e Estaleirinho é prorrogada até a Páscoa

Portanto, até 21 de abril, as duas praias terão a bandeira azul hasteada de manhã e retirada no fim da tarde e guarda-vidas durante esse período

Bandeira Azul é hasteada no Estaleirinho
Divulgação

A temporada Bandeira Azul nas praias do Estaleiro e Estaleirinho foi estendida até a Páscoa. Portanto, até 21 de abril, as duas praias terão a bandeira azul hasteada de manhã e retirada no fim da tarde e guarda-vidas durante esse período (das 8h às 20h).

O encerramento da temporada 2018/2019 nas praias certificadas pelo Programa Bandeira Azul no Hemisfério Sul termina em março. No entanto, devido ao sucesso do programa e atendendo a pedidos da comunidade, a Secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú pediu a prorrogação do prazo.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Foi solicitado ao prefeito Fabrício Oliveira pelas associações de moradores do Estaleiro e do Estaleirinho, comerciantes e donos de pousadas que fosse continuado a Bandeira Azul até a Páscoa. A temporada Bandeira Azul terminaria em 15 de março. Mas nós conversamos com a coordenadora nacional do programa, que informou que pode haver prorrogação, desde que sejam cumpridos os quesitos. Então conversamos com os bombeiros, que vão ficar todos os dias, com os fiscais de posturas, com as pessoas que cuidam do banheiro”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, ressaltando que também será mantido o monitoramento da balneabilidade, um dos quesitos mais importantes do programa.

A Bandeira Azul foi hasteada no Estaleiro e Estaleirinho em dezembro de 2018. O selo internacional é concedido a praias e marinas que atenderam a uma lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. No Brasil, foram condecoradas nove praias (seis em Santa Catarina), cinco marinas (duas em Santa Catarina) e uma embarcação de turismo sustentável (em Florianópolis). 

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteBandeira Azul no Estaleiro e Estaleirinho é prorrogada até a Páscoa
PUBLICIDADE

Últimas notícias