Click Camboriú Notícias Meio Ambiente Balneário Camboriú tem 51 pontos de coleta de óleo de cozinha

Balneário Camboriú tem 51 pontos de coleta de óleo de cozinha

Os pontos de coleta estão localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Parque Natural Raimundo Malta e na Emasa

🕗 Publicado

em

- Publicidade -

NEWSLETTER

Receba diariamente nossas notícias por e-mail.

Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú disponibiliza ecopontos para o descarte de óleo de cozinha usado. São, atualmente, 51 pontos de coleta, localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Parque Natural Raimundo Malta e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

De 2010 (ano em que o Município implantou a coleta de óleo) a 2018, foram coletados 31.286 litros. Quando descartado incorretamente, o resíduo polui rios e mares, contamina o solo e entope encanamentos.

Para orientar a população sobre a destinação adequada do produto, os educadores envolvidos com o Programa Terra Limpa, das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, desenvolvem ações e campanhas sobre o assunto, que é trabalhado em sala de aula, e monitoram os ecopontos. Criado pela lei nº 2.884 de 10 de setembro de 2008, o Terra Limpa norteia as práticas de educação ambiental no Município.

Antes de ser colocado no contentor do ecoponto, o óleo deve ser armazenado em qualquer recipiente plástico. No ecoponto, o óleo de cozinha é recolhido, sem custo para o Município, pela empresa Ambiental Santos, de Curitiba (PR), a qual o utiliza na fabricação de produtos de limpeza. Em troca, a empresa fornece os produtos de limpeza a núcleos infantis e escolas.

“A parceria com a empresa, que apresentou todos os certificados de habilitação para coleta e reciclagem desse resíduo, não onera o Poder Público Municipal, pois é a empresa que distribui os contentores nos ecopontos indicados pelo Terra Limpa, fornece materiais impressos informativos sobre os impactos causados pelo óleo no ambiente e as formas de dispensar corretamente e se encarrega de toda a logística de coleta do resíduo”, diz a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones.

Saiba mais

Por que destinar corretamente o óleo?
– O óleo polui os rios e mares, prejudicando a oxigenação dos peixes
– Quando despejado em terrenos, contamina o solo e dificulta a absorção de água
– Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água
– Quando descartado em pias, o óleo entope encanamentos

Como destinar corretamente?
– Deixe o óleo esfriar, coloque-o em um recipiente plástico e entregue-o em um dos 51 ecopontos (localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Parque Raimundo Malta e Emasa)

Entre elas, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Posted by Click Camboriú on Friday, March 15, 2019

COMENTE ABAIXO ⬇
- Publicidade -

ESPECIAL

4º Balneário Beer Week traz cultura cervejeira ao Balneário Shopping

De 23 e 26 de maio, o 4º Balneário Beer Week trará uma programação especial envolvendo cervejarias da região, música e outras atrações ao Balneário Shopping

Balneário Shopping apresenta BS Hall para mercado de eventos

O BS Hall já é o endereço consagrado de eventos que levam a marca do Balneário Shopping

Cinematerna exibe “De Pernas Para o Ar 3” e traz bate-papo sobre Maternidade Mais...

O terceiro filme da série “De Pernas Para o Ar” será a atração do Cinematerna desta quarta-feira, 8 de maio, no Balneário Shopping
Publicidade