Divulgação

A Prefeitura de Balneário Camboriú disponibiliza ecopontos para o descarte de óleo de cozinha usado. São, atualmente, 51 pontos de coleta, localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Parque Natural Raimundo Malta e Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa).

De 2010 (ano em que o Município implantou a coleta de óleo) a 2018, foram coletados 31.286 litros. Quando descartado incorretamente, o resíduo polui rios e mares, contamina o solo e entope encanamentos.

Para orientar a população sobre a destinação adequada do produto, os educadores envolvidos com o Programa Terra Limpa, das secretarias do Meio Ambiente e de Educação, desenvolvem ações e campanhas sobre o assunto, que é trabalhado em sala de aula, e monitoram os ecopontos. Criado pela lei nº 2.884 de 10 de setembro de 2008, o Terra Limpa norteia as práticas de educação ambiental no Município.

Antes de ser colocado no contentor do ecoponto, o óleo deve ser armazenado em qualquer recipiente plástico. No ecoponto, o óleo de cozinha é recolhido, sem custo para o Município, pela empresa Ambiental Santos, de Curitiba (PR), a qual o utiliza na fabricação de produtos de limpeza. Em troca, a empresa fornece os produtos de limpeza a núcleos infantis e escolas.

“A parceria com a empresa, que apresentou todos os certificados de habilitação para coleta e reciclagem desse resíduo, não onera o Poder Público Municipal, pois é a empresa que distribui os contentores nos ecopontos indicados pelo Terra Limpa, fornece materiais impressos informativos sobre os impactos causados pelo óleo no ambiente e as formas de dispensar corretamente e se encarrega de toda a logística de coleta do resíduo”, diz a educadora ambiental do Programa Terra Limpa, Viviane Ordones.

Saiba mais

Por que destinar corretamente o óleo?
– O óleo polui os rios e mares, prejudicando a oxigenação dos peixes
– Quando despejado em terrenos, contamina o solo e dificulta a absorção de água
– Cada litro de óleo despejado na rede de esgoto tem potencial para poluir cerca de um milhão de litros de água
– Quando descartado em pias, o óleo entope encanamentos

Como destinar corretamente?
– Deixe o óleo esfriar, coloque-o em um recipiente plástico e entregue-o em um dos 51 ecopontos (localizados nos Centros Educacionais Municipais, Núcleos de Educação Infantil, Parque Raimundo Malta e Emasa)

Entre elas, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Posted by Click Camboriú on Friday, March 15, 2019


COMENTE ABAIXO ⬇

resposta(s) publicada(s). (Obs.Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site)