Projeto Consciência na Praia é desenvolvido no Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras

O projeto Consciência na Praia cumpre requisitos do Programa Bandeira Azul

Publicado em

- Publicidade -
Divulgação

As praias do Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras contam com atividades de educação ambiental desde o início de 2019. As atividades fazem parte do projeto Consciência na Praia e cumprem requisitos do Programa Bandeira Azul. O projeto é executado pela Univali, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente (Semam), e vai até março.

O projeto Consciência na Praia visa sensibilizar os turistas e a comunidade local quanto à preservação do meio ambiente. Realizadas sempre aos sábados e domingos, as ações ocorrem alternadamente nas três praias e incluem exposições e brincadeiras educativas. Neste fim de semana, o trabalho será desenvolvido no Estaleirinho, das 10h às 16h. “Por meio de uma abordagem que se utiliza de elementos artísticos e criativos em suas diversas atividades, o projeto Consciência na Praia busca disseminar informações científicas e saberes populares de forma leve, lúdica e eficiente para os turistas e para a comunidade local na praia durante a temporada de veraneio”, explica o oceanógrafo especialista em gestão de praias do comitê gestor do Bandeira Azul, Luidgi Marchese.

“Este projeto vem atender um dos critérios exigidos pelo Programa Bandeira Azul, que é incentivar a educação ambiental nas praias envolvidas. Com isto, estamos avançando para mantermos esta certificação ambiental que muito nos orgulha. As atividades neste verão irão acontecer nas duas praias já certificadas e também na praia de Taquaras, que está ainda na fase piloto”, diz o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd. O secretário destaca ainda que o projeto é mais uma ação para a melhoria da qualidade ambiental das praias da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava. “Passo a passo, com objetivos definidos e atacando fortemente o problema de saneamento, certamente nossa região será em exemplo não só para nosso Estado, mas também para o Brasil”, conclui.

Bandeira Azul foi hasteada em dezembro

Em dezembro de 2018, a Bandeira Azul foi hasteada nas praias do Estaleirinho e Estaleiro, indicando que os locais atenderam aos critérios do Programa Bandeira Azul.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações realizadas, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atuou na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas passaram por reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas foram instalados. As obras são contínuas.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.

Ao se tornar Centro Universitário, a Avantis passa a se chamar Uniavan.

Posted by Click Camboriú on Wednesday, January 9, 2019

COMENTE ABAIXO ⬇
- Publicidade -

DESTAQUES

Arranca de caminhões no Speedway neste final de semana

Catarinense de Arrancada reunirá mais de 30 trucks na disputa
- Publicidade -

Programação especial garante Dia dos Namorados mais romântico no Balneário Shopping

Restaurantes do Balneário Shopping também prepararam surpresas especiais para a noite deste dia 12 de junho

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.