• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Saíra-bico-fino é a ave-símbolo de Balneário Camboriú

A ave foi eleita por meio de uma votação popular pela internet

Saíra bico fino é a ave símbolo de Balneário Camboriú
Divulgação

Colorida, com cerca de 13 centímetros de comprimento e 16 gramas de peso, a saíra-bico-fino é a ave-símbolo de Balneário Camboriú. A ave foi eleita por meio de uma votação popular pela internet. A saíra-bico-fino venceu com 47% dos votos.

O resultado da votação foi apresentado na noite de quinta-feira (13), no Parque Unipraias. Lançada em julho, a campanha de escolha da ave-símbolo foi realizada pelo projeto de pesquisa “Aves Catarinenses”, com apoio da Prefeitura de Balneário Camboriú, Santacosta e Parque Unipraias. Participaram da votação sete mil pessoas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

As aves candidatas foram as com maior incidência em Balneário Camboriú. Concorreram ao título também a gaivota, a garça-branca-pequena, o beija-flor-tesoura, o sabiá-branco e a cambacica.

A ave vencedora será estampada em camisetas produzidas pela marca Santacosta. Serão confeccionadas 100 peças, metade delas será doada para o projeto “Aves Catarinenses”.

Saiba mais sobre a saíra-bico-fino*

Habita o interior e bordas de florestas e zonas arbustivas. Mede de 11 a 13 centímetros, pesa de 15 a 16 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. Alimenta-se de pequenos frutos e néctar, sementes, além de pequenos artrópodes, como grilos, lagartas, mariposas, besouros, larvas, borboletas, aranhas capturados na vegetação. É a fêmea que constrói o ninho, que tem a forma de uma taça profunda, entre as folhas de uma árvore a uma altura de cinco a sete metros do solo. O macho é responsável pela defesa do território contra intrusos. Os dois ou três ovos são esbranquiçados ou branco-esverdeados com manchas cinzas-claras e são incubados pela fêmea. Durante esse período, a fêmea é, às vezes, alimentada pelo macho. Os filhotes são alimentados pelo casal e permanecem no ninho cerca de 13 dias. O casal tem mais de uma ninhada por temporada.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteSaíra-bico-fino é a ave-símbolo de Balneário Camboriú
PUBLICIDADE

Últimas notícias