- PUBLICIDADE -

Famai recupera trecho de restinga afetado no combate aos escorpiões

Ações na Praia Brava continuam até esta terça-feira

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Trader Jader Nogueira exibe ganhos milionários e contraria matéria do Fantástico

Publicação na rede social do influenciador viralizou e pessoas se identificaram
Famai recupera trecho de restinga afetado no combate aos escorpiões
Divulgação

A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) iniciou nesta segunda-feira (17) a recuperação da restinga no final da Praia Brava. O local foi afetado durante as obras para combater a proliferação de escorpiões amarelos na orla da praia. O gabião recebeu um preenchimento de concreto no final de novembro.

A Famai, em parceria com a Secretaria de Obras e Serviços Municipais, preenche o espaço de 20 metros de largura com areia similar à da praia. O objetivo é formar uma duna para receber mudas nativas.

Até o final da tarde desta terça-feira (18), a vegetação do Viveiro Municipal deverá ser plantada no local, além da colocação de poleiros para atrair as corujas, predadoras naturais do escorpião. Já o cercamento da área deverá iniciar em breve, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta realizado com um edifício próximo à localidade.

Medida de segurança

A intervenção no trecho de pouco mais de 20 metros na Praia Brava foi solicitada pelo Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí. A justificativa é a ocorrência dos escorpiões da espécie Tityus serrulatus na orla. De acordo com a vigilância, a medida é necessária para conter a proliferação dos animais, pois o local possui condições favoráveis para que o escorpião encontre abrigo e se prolifere.

Os escorpiões ficam grande parte do tempo escondidos no gabião, onde também se reproduzem por partenogênese, ou seja, a fêmea sozinha pode gerar até 20 filhotes de uma só vez. Essa espécie ainda consegue ficar até seis meses sem se alimentar, além de ter se adaptado bem às condições da Praia Brava, apesar de não ser nativa do país.


COMENTE ABAIXO ⬇

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan promove plantão de matrículas neste sábado com desconto exclusivo

Novos alunos ganharão desconto de 20% na primeira mensalidade de cursos presenciais; Quem optar por graduação EAD começa a pagar só em julho de 2021
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.