• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Águas Limpas fez vistorias nas praias agrestes nesta segunda-feira

Foram feitas vistorias em pontos que possam estar poluindo as praias

Águas Limpas fez vistorias nas praias agrestes nesta segunda feira
Divulgação

A operação Águas Limpas Costa Brava esteve nas praias de Estaleiro, Estaleirinho e Taquaras nesta segunda-feira (03). Foram feitas vistorias em pontos que possam estar poluindo as praias.

No canto sul do Estaleiro, onde há uma galeria com saída de água da chuva para o mar, havia água empoçada, com sinais de detergente. Na quarta-feira (05), a Vigilância Sanitária voltará aos locais para vistoriar residências e estabelecimentos que possam estar lançando poluentes na galeria. Para identificar focos de poluição, será colocado composto com corante em pias da cozinha, tanques de lavar roupa e sanitários. Se o corante aparecer no destino final em cerca de 30 minutos, há indicativo de que o local está lançando dejetos na rede pluvial.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Trabalho semelhante será realizado em Taquaras, para detectar quais locais estão contaminando a Lagoa de Taquaras, e no Estaleirinho. De acordo com o diretor da Divisão de Vigilância Sanitária, Eduardo Mafra Cardoso, ligações irregulares de esgoto serão lacradas.

Realizada pelas secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, com EMASA e Vigilância Sanitária e Guarda Ambiental, a Operação “Águas Limpas” começou em abril de 2018. O objetivo é recuperar os recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava e identificar pontos de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto. As ações de despoluição ocorrem em todos os recursos hídricos localizados nas três praias para prevenir e remediar contaminações. Essas contaminações por esgoto sem tratamento adequado causam a morte de espécies aquáticas e doenças infecciosas nos humanos, além de repercutir negativamente na qualidade das praias e no potencial turístico.

Conforme o secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, as fiscalizações da operação continuarão nas próximas semanas. Além de vistorias, a Águas Limpas Costa Brava faz também campanha de conscientização, com a entrega de materiais informativos em escolas e associação de moradores.

Click CamboriúNotíciasMeio AmbienteÁguas Limpas fez vistorias nas praias agrestes nesta segunda-feira
PUBLICIDADE

Últimas notícias