- PUBLICIDADE -

Balneário Camboriú recebe a certificação Bandeira Azul

O certificado foi concedido a apenas nove praias brasileiras

Publicado em

- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

Trader Jader Nogueira exibe ganhos milionários e contraria matéria do Fantástico

Publicação na rede social do influenciador viralizou e pessoas se identificaram

Balneário Camboriú recebe pela primeira vez a certificação Bandeira Azul
Divulgação

Balneário Camboriú recebeu de forma inédita, na manhã desta sexta-feira (30), o certificado Bandeira Azul para as praias do Estaleiro e Estaleirinho. O certificado foi concedido a apenas nove praias brasileiras que atenderam a uma longa lista de critérios ligados a questões ambientais e qualidade da água. Entre esses critérios, estão testes consecutivos de balneabilidade em cinco pontos das duas praias, inclusive em frente a riachos.

O certificado foi entregue em cerimônia na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte à equipe da Secretaria do Meio Ambiente do município. De acordo com o titular da pasta, Ike Gevaerd, com essa conquista, a equipe se prepara para trilhar o mesmo caminho e obter a Bandeira Azul para as praias de Taquaras e Pinho no próximo ano.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, destacou que essa conquista traduz o esforço do governo em priorizar a qualidade das águas, o saneamento básico e os projetos ligados a questões ambientais. “Essa análise do Selo Bandeira Azul passa por júri nacional e internacional, portanto é extremamente rigorosa, e o resultado demonstra o compromisso que fizemos com a qualidade de nossas águas”.

Em junho de 2018, Estaleiro e Estaleirinho já tinham recebido a aprovação do Júri Nacional. Além das duas praias, a Tedesco Marina Garden Plaza, de Balneário Camboriú, ganhou o selo internacional do programa. As certificações são válidas para a temporada 2018/2019.

No início de 2017, Balneário Camboriú habilitou-se a obter o certificado de qualidade ambiental do programa. As praias foram cadastradas na fase piloto do Bandeira Azul, e começou o trabalho para o cumprimento de todas exigências. Entre as ações para a obtenção do certificado, estão a formação do comitê gestor do programa, contratação de técnico especialista, análises de água, diagnóstico das praias e reuniões periódicas com a comunidade. Outra frente de trabalho atua na instalação e recuperação de equipamentos nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. O cronograma está em dia e a previsão é de que até o dia 15 de dezembro a Bandeira Azul seja hasteada.

As estruturas existentes, como passarelas e decks, cerca de proteção da restinga e postos guarda-vidas estão em reforma. Banheiro e chuveiros (ou lava-pés), novas lixeiras e placas informativas estão sendo instaladas. Para envolver a comunidade e os banhistas, ações de educação ambiental nas praias estão programadas para toda a temporada.

Sobre o Programa*

O Programa Bandeira Azul foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR).

As praias, marinas e embarcações inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina/embarcação deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.

O Júri Internacional é composto pela Foundation for Environmental Education (FEE), World Conservation Union (IUCN), European Union for Coastal Conservation (EUCC), United Nations Environmental Program (UNEP), World Tourism Organization (WTO), World Health Organization (WHO), International Life Saving (ILS), International Council of Marine Industry (ICOMIA) e Reef Check Program.


COMENTE ABAIXO ⬇

Fique bem informado com as notícias do Click Camboriú através do Telegram

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- PUBLICIDADE -

VEJA TAMBÉM

UniAvan promove plantão de matrículas neste sábado com desconto exclusivo

Novos alunos ganharão desconto de 20% na primeira mensalidade de cursos presenciais; Quem optar por graduação EAD começa a pagar só em julho de 2021
- PUBLICIDADE -
Enviar mensagem
Envie seu conteúdo
Envie seus flagras e suas denúncias para a redação do Click Camboriú.