CVI planta 182 mudas de árvores nativas para neutralizar gás carbônico

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

A Câmara de Vereadores de Itajaí fará na quarta-feira (9) o plantio de 182 mudas de árvores nativas às margens do rio Itajaí-Mirim, no bairro Itaipava, a partir das 14h30. A ação tem como objetivo neutralizar o gás carbônico (CO2) emitido durante todo o ano de 2012 com o consumo de combustível, papel e energia elétrica.

O Legislativo itajaiense é o primeiro do Brasil a realizar a neutralização de CO2 e tem a parceria do projeto Itajaí Mais Verde, realizado pelo Viveiro Fazenda Nativa. Nesta quarta-feira, vereadores, servidores públicos da Casa e crianças participarão do plantio das mudas, que acontece pelo quarto ano consecutivo. O plantio estava marcado para 20 de setembro, para comemorar o Dia da Árvore, mas foi transferido por causa da previsão de chuva.

Como é feito o cálculo para neutralização

A quantidade de árvores é calculada a partir das toneladas de gás carbônico emitida. O Instituto Brasil Ambiental (IBA), Oscip responsável pelo cálculo, utiliza como metodologia o Greenhouse Gas Protocol (GHG) e leva em consideração apenas a utilização direta de fontes de energia.

Para cada tonelada de CO2 emitido, são necessárias 6,6 mudas mais um adicional de 100%. Como a Câmara de Itajaí emitiu 13,82 toneladas entre janeiro e dezembro do ano passado com a utilização de gasolina, papel e energia elétrica, serão plantadas 182 mudas.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -