Balneário Camboriú é uma das cidades brasileiras que aderiu ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada à ampliação do acesso à escolarização para pessoas acima de 15 anos. Com isso, o município intensifica suas ações voltadas à alfabetização e à conclusão do Ensino Fundamental por meio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade, que está com matrículas abertas.
A adesão ao pacto fortalece as políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e busca garantir o direito à certificação e à continuidade dos estudos.
As aulas são realizadas no CEJA, localizado na Rua 3020, nº 160, no Centro. Os interessados podem se inscrever diretamente na unidade ou entrar em contato pelo telefone (47) 3267-7019 ou e-mail [ceja@edu.bc.sc.gov.br]. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite.
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, construído em articulação entre União, estados e municípios, tem como metas principais a superação do analfabetismo, a ampliação das matrículas da EJA nos sistemas públicos — inclusive para pessoas privadas de liberdade — e a integração da educação de jovens e adultos com a formação profissional.