• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Aluna de escola municipal de BC é escritora e integrante da ABL Mirim aos nove anos

“A Luisa mostra que a escola pública vale a pena, que é possível ter um ensino público de qualidade”, diz a gestora da escola, Ruth Bastschauer

Educação Escritora Mirin 24 04 18 Foto Laura Testoni 1
Divulgação

Aos nove anos, Luisa Rodrigues, estudante do Centro Educacional Municipal Jardim Iate Clube, de Balneário Camboriú lançou seu primeiro livro. “As aventuras de Dodó e sua turma”, conta a história de super animais mágicos de estimação, inspirados pelos animais da própria escritora mirim, dos seus tios e até de seus vizinhos. Os super cães e gatos têm poderes incríveis e defendem uma cidade chamada Bichópolis. Alguns começam como vilões na história, mas depois se tornam heróis. Luisa, que é integrante da Academia Brasileira de Letras Mirim, será uma das “estrelas” da Roda Literária do CEM Jardim Iate Clube, que ocorre na próxima quinta-feira, 26.

A Feira Literária acontece sempre em abril, que é o mês do livro, da leitura e de aniversário de Monteiro Lobato (18 de abril). Neste ano, o CEM Iate Clube fará algo diferente. Às 10h15 e às 16h haverá recitação de poemas, performances do “Sítio do Pica-pau Amarelo” e também sessão de autógrafos da escritora mirim. Luisa e sua mãe venderão seus livros por R$ 25,00 (cinco reais mais barato que nas livrarias).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“A Luisa mostra que a escola pública vale a pena, que é possível ter um ensino público de qualidade que vem a formar alunos com gosto pela leitura e pelo estudo”, diz a gestora da escola, Ruth Bastschauer. “Eu penso que se a família e a escola incentivam, nós vamos ganhar grandes escritores, mesmo advindos das escolas públicas. Isso é uma honra pra nós”.

“As aventuras de Dodó e sua turma”

No livro, a pequena Luisa traz 10 histórias, todas com os mesmos personagens, entre eles Dodó, Nani e Branco. As narrativas são fictícias, mas há muitos traços do cotidiano da menina, como o nome dos personagens, que são os nomes reais de suas inspirações. A última história do livro é para o leitor colorir as ilustrações.

Ao todo, a menina diz que já escreveu em torno de 27 livros, mas esse foi seu primeiro lançamento. Seu primeiro livro foi escrito quando ela tinha cinco anos e foi uma forma que Luisa encontrou de presentear sua mãe. “Gosto muito de ler e escrever e ela também. Peguei umas folhas, grampeei e comecei a desenhar”, explica. A menina conta que, como ainda não sabia muito bem escrever, sua avó a ajudou na confecção do presente.

O livro era sobre sua mãe. Segundo a escritora, uma mistura de Rapunzel com Cinderela. “Ela tinha o cabelo muito longo e foi convidada para uma festa. À meia-noite o feitiço acabaria e ela voltaria a ser camponesa. Mas, em vez de perder um sapato, a princesa perdia um cachorrinho”, conta.

Além de escrever as histórias, a menina também é responsável pelas ilustrações do livro, que são mantidas originais pela editora. A pequena diz que não tem hora para a inspiração. “Quando eu tenho alguma ideia, dobro as folhas, grampeio e começo a desenhar”, conta.

Luisa faz parte da Academia Brasileira de Letras Mirim, desde 2017. A menina também luta Muay Thai, faz caminhadas na praia e ama música, inclusive, já tem suas próprias composições. Quando crescer quer ser bióloga, mas não quer parar de escrever.

A escritora pretende lançar outros livros. O próximo, provavelmente será uma aventura dela com o filhotinho de Dodó, o Dudu. “Já terminei de escrever, desenhar e pintar”, adianta. A estudante explica que ela escreve em papéis mesmo, nada pelo computador. Depois de prontos, a gráfica e editora ficam responsáveis pela impressão do livro, desde que mantenham os desenhos originais.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoAluna de escola municipal de BC é escritora e integrante da ABL...
PUBLICIDADE

Últimas notícias