• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Vale do Itajaí ganha dois novos cursos de graduação gratuitos

A oferta dos cursos será nos campus Gaspar e Itajaí do IFSC

O Conselho Superior do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aprovou na reunião desta quarta-feira (29) dois novos cursos de graduação com início já em agosto deste ano. No Campus Gaspar, será aberto o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Já no Campus Itajaí, terá início o curso de Engenharia Elétrica.

Cada curso disponibilizará 40 vagas. O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Gaspar será oferecido no período noturno e terá duração de três anos. Já o curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Itajaí será ofertado no período vespertino e terá duração de cinco anos. Esses são os primeiros cursos de graduação de ambos os câmpus.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Processo Seletivo 2015.2

Com a abertura de mais esses dois cursos, o IFSC passa a ofertar 390 vagas para cursos técnicos e de graduação para a região do Vale do Itajaí no processo seletivo 2015.2. Todos os cursos são gratuitos.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar o não pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 de maio.

As inscrições devem ser feitas no site www.ifsc.edu.br, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os câmpus do IFSC para candidatos que não possuem acesso à Internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 14 de junho, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 21 de junho.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 8 de julho. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no site www.ifsc.edu.br. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Entenda os tipos de cursos

O IFSC oferece três tipos de cursos técnicos: integrado, concomitante e subsequente. Nos cursos integrados, o aluno cursa o Ensino Médio junto com o técnico no IFSC. Nos cursos concomitantes, o aluno faz o curso técnico no IFSC ao mesmo tempo em que faz o Ensino Médio em outra escola. E, para os cursos técnicos subsequentes, o aluno deve já ter o Ensino Médio completo e só faz o curso técnico no IFSC.

Os cursos de graduação também são divididos em três tipos: bacharelado, licenciatura e superiores de tecnologia. Os cursos de bacharelado são cursos mais abrangentes e possibilitam uma área de atuação maior. As licenciaturas são destinadas à formação de professores para atuar na Educação Básica. Já os cursos superiores de tecnologia, também conhecidos como tecnólogos, são graduações de formação especializada em determinado eixo tecnológico.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas ofertadas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Confira abaixo todos os cursos que estão com inscrições abertas na região:

Câmpus Gaspar
Técnico Integrado em Química (matutino) – 40 vagas
Técnico Integrado em Informática (integral) – 40 vagas
Técnico Concomitante em Modelagem do Vestuário (noturno) – 30 vagas
Técnico Subsequente em Administração (noturno) – 40 vagas
Curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (noturno) – 40 vagas

Câmpus Itajaí
Técnico Integrado em Mecânica (matutino) – 40 vagas
Técnico Concomitante em Mecânica (noturno) – 40 vagas
Técnico Subsequente em Eletroeletrônica (noturno) – 40 vagas
Técnico Subsequente em Aquicultura (noturno) – 40 vagas
Engenharia Elétrica (vespertino) – 40 vagas

Em todo o estado, estão abertas mais de três mil vagas para cursos técnicos, de graduação e voltados a educação de jovens e adultos  em 17 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. Para mais informações, acesse o site www.ifsc.edu.br.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoVale do Itajaí ganha dois novos cursos de graduação gratuitos
PUBLICIDADE

Últimas notícias