• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Itapema apresenta índice do IDEB superior aos índices nacionais

A rede municipal de Itapema apresentou uma melhora significativa nos quanto ao Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB) na avaliação de 2009. Todas as escolas da Rede Municipal apresentaram crescimento nos índices, tanto nas séries iniciais como nas séries finais, superando inclusive a meta prevista para 2013. O que contribuiu para que o IDEB do município fosse acima dos índices nacionais e do Estado de Santa Catarina.

Nas séries iniciais, a média de Itapema foi de 5,4 (contra 5,2 estadual e 4,6 nacional). Já nas séries finais, a média das escolas da cidade foi de 4,9, superando a média estadual (4,5) e nacional (4,0).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

O Ideb sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática, e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar; e das médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), e da Prova Brasil.

De acordo com a Secretária de Educação de Itapema, Geonete Bernardi Agostinho, esta conquista se deve a combinação de três fatores que estão presentes da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. “Tudo isso é fruto dos investimentos em educação feitos pelo poder público equipando as escolas, garantindo o acompanhamento da aprendizagem e a formação docente e pela dedicação e compromisso da equipe escolar de cada Escola”, explica.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino e é medido a cada dois anos, a partir de metas que projetam para 2022 o índice de nota 6,0 correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.

Click CamboriúNotíciasEducaçãoItapema apresenta índice do IDEB superior aos índices nacionais
PUBLICIDADE

Últimas notícias