• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Complexo Portuário movimenta mais de 4 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2022

Autoridade Portuária registra números satisfatórios nas exportações

No último mês de março, o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registrou 127.710 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), alcançando a marca com 1.427.218 toneladas.

Ao todo, durante o mês de março, o Complexo Portuário registrou 91 atracações, sendo 32 delas realizadas na APM Terminals (margem direita/área arrendada), 01 atracação no TUP Poly Terminals, 02 atrações no Terminal Barra do Rio e 03 no TEPORTI. No Terminal PORTONAVE (Terminal Portuário de Navegantes), a movimentação registrada no decorrer do mês de março somou 53 escalas, com 93.656 TEU’s e 1.014.761 toneladas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Em março, 89 navios fizeram seus giros (manobras), sendo 37 embarcações na área da Bacia 01 (em frente ao Porto de Itajaí e Porto de Navegantes), e, 41 embarcações na área da Bacia 02 (nova Bacia de Evolução do Complexo Portuário).

No Porto de Itajaí (berços públicos e APM Terminals/área arrendada), foram movimentados 34.054 TEU’s com 382.510 toneladas registradas. Os números representam estabilidade nas movimentações, se comparado com o mesmo período do ano passado.

“O Porto de Itajaí, assim como todo o Complexo Portuário, está realizando de forma exuberante, todos os esforços cabíveis para permanecer com padrões excelentes nas movimentações. É evidente a necessidade de garantir a economia do nosso município, Estado e de nosso país, tornando a Autoridade Portuária de Itajaí crucial, no decorrer de todos esses anos de municipalização”, destacou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

No que se refere ao primeiro trimestre deste ano, o Complexo Portuário registrou 252 atracações, com a movimentação em toneladas de 4.143.441. O acumulado de giros na Bacia 01 foi referente a 129 manobras, e na Bacia 02 totalizou exatas 100 manobras efetuadas.

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, os números registrados durante o primeiro trimestre do ano, indicam um provável crescimento operacional para 2022:

“Se continuarmos com este ritmo de movimentação, no decorrer dos próximos meses, o que é extremamente provável, certamente alcançaremos números favoráveis e significativos nas movimentações. O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, tem um histórico operacional excelente, isso demonstra que todos os investimentos realizados ao longo dos anos, especificamente no que atende a melhorias no acesso aquaviário, dentre outras medidas, foram completamente eficazes e necessárias. Dessa forma, continuamos nos destacando gradativamente no mercado portuário Brasileiro”, pontua.

A participação do Porto de Itajaí em relação aos índices econômicos na Corrente de Comércio, foi responsável por 4,4% no Brasil e 69,3% no Estado de Santa Catarina.

As principais exportações registradas durante o mês de março foram: madeiras e derivados (39,19%), frango congelado (21,78%), carnes (bovina e suína 11,14%), mecânicos e eletrônicos (10,06%), cerâmica e vidros (4,04%). As importações mais significativas ainda dentro do mesmo mês foram os produtos químicos (36,24%), mecânicos e eletrônicos (26,63%), têxteis diversos (11,33%), alimentos em geral (9,66%), plásticos e borrachas (7,98%).

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosComplexo Portuário movimenta mais de 4 milhões de toneladas no primeiro trimestre...
PUBLICIDADE

Últimas notícias