• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Mais dois navios com operações Roll On Roll Off atracaram no Porto de Itajaí

Agora são 24 atracações ultrapassando a marca de 29 mil unidades desembarcadas

Neste final de semana, 06 e 07 de julho, o Porto de Itajaí recebeu a atracação de mais dois navios com veículos importados da montadora americana General Motors (GM – Chevrolet), pelo sistema de operações Roll On Roll Off.

Primeiramente na sexta-feira, 06.jul.2019, o navio EUPHRATES HIGHWAY, de bandeira do Panamá, atracou às 14h15 no berço 03 trazendo a bordo 874 veículos modelos Tracker (742), Camaro (30), e Equinox (102).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Com 200 metros de comprimento por 32 de largura, o EUPHRATES HIGHWAY, pertence ao Armador K-Line, e o embarque das 874 unidades foi realizado nos portos de Jacksonville (Estados Unidos) e Altamira (México).

O somatório do primeiro desembarque foi de 1.249.844 quilos. Este lote teve como origem o Porto de Paranaguá (Paraná) e sua desatracação após o encerramento das operações ocorreu às 04:50 horas tendo destino marítimo programado ao Porto de Lima, Peru.

Já no sábado, 06, foi a vez do navio de bandeira liberiana, GENERAL SAN MARTIN atracar também no berço 03. De propriedade do Armador K-Line, possui 175 metros de comprimento por 31 de largura, e sua atracação ocorreu às 06:20 horas trazendo a bordo mais 1100 veículos modelo Cruze.

O embarque dos veículos do navio GENERAL SAN MARTIN ocorreu no Porto de Zarate, Argentina, e no Porto de Itajaí, sua desatracação ocorreu às 21:00 horas de sábado, onde seguiu seu trajeto marítimo para o Porto de Rio de Janeiro (RJ). O somatório deste desembarque em relação ao peso de cargas foi de 1.416.222 quilos.

A primeira atracação “teste” aconteceu em 09 de junho de 2018, quando foram desembarcados 500 veículos do modelo Cruise a bordo do navio de bandeira do Panamá, APOLLON HIGHWAY. Com as atracações deste final de semana, navioEUPHRATES HIGHWAY (874 veículos), e o navio GENERAL SAN MARTIN (1100 veículos), o somatório de ambos foi de 1974 unidades, totalizando em 13 meses de operações 24 atracações de navios, e alcançou a marca de 29.038 veículos importados pela montadora General Motors/Chevrolet desembarcados pelo Porto de Itajaí.

De acordo com informações da Gerência de Operações da Superintendência do Porto de Itajaí, as operações de ambos os navios se transcorreram dentro do cronograma de desembarque com uma movimentação em média de 70 a 90 veículos por hora. Todos os trabalhos de deslocamento de veículos foram realizados por equipes de trabalhadores portuários avulsos (TPAs) de categorias diferenciadas, utilizando-se do recinto alfandegado do porto público.

Esse tipo de movimentação em portos é conhecido pelo sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio e encaminhados para uma área primária do porto.

Desde novembro de 2018, a APM Terminal passou a atender com frequência quinzenal navios do tipo ROLL ON ROLL OFF, para a importação de veículos. Em outubro o contrato foi assinado com a APM Terminals para a vigência de um ano, após a fase de operações testes em Itajaí com linhas marítimas de diferentes países, entre eles os Estados Unidos, México, Brasil e Argentina.

A montadora GM – Chevrolet, é pioneira no Brasil no seguimento de transporte marítimo de veículos e o Porto de Itajaí tem histórico associado a estas operações de cargas ROLL ON – ROLL OFF quando nas décadas de 1980, 1990 e 2000, operaram com os principais Armadores que atuam nessa área.

De acordo com informações da Gerência de Operações do Porto de Itajaí, a próxima atracação com veículos da GM está programada para o dia 16 de julho. Está previsto a vinda do navio de propriedade do Armador Maruba e de bandeira do Panamá, GUANGZHOU HIGHWAY.

Com o próximo desembarque, o Porto de Itajaí poderá ultrapassar a marca de mais de 30 mil veículos da montadora GM.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosMais dois navios com operações Roll On Roll Off atracaram no Porto...
PUBLICIDADE

Últimas notícias