De olho nas vendas do Dia dos Pais, os comerciantes de Balneário Camboriú apostam nas promoções para aumentar o volume de negócios. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Roberto Cruz, estima que as vendas aumentem em até 4% na comparação com a primeira quinzena de julho, quando ainda não tinha começado o período de férias. O ganho real em relação a data do ano passado, no entanto, deve ficar na ordem de 1%.

Esse ano, o Dia dos Pais será comemorado em 9 de agosto. “O otimismo é porque a data vai garantir uma melhoria das vendas no comércio, saindo da normalidade. Há uma pequena expectativa de aumento nas vendas em relação ao ano passado em função das promoções especiais que praticamente todo o comércio está fazendo”, explica José Roberto Cruz.

Ao longo do ano, no entanto, o comércio de Balneário Camboriú vem registrando queda na movimentação mês a mês. Um exemplo foi a redução de cerca de 4% na arrecadação de ICMS em junho, na comparação com maio deste ano, segundo dados da Secretaria da Fazenda do Governo do Estado. Segundo o presidente da entidade, não se fala em crescimento levando-se em consideração o momento de indefinição que estamos vivendo. “Vivemos um período de crescimento da inflação e redução nas vendas, mas o que leva a tudo isso é a apreensão que o povo está vivendo com a indefinição política”, lamenta.