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Reclamações aumentam 50 por cento no Procon de BC

proconO órgão municipal de defesa do consumidor – Procon – de Balneário Camboriú tem muito a comemorar neste dia 15 de março, data dedicada ao consumidor internacional. Apesar de as reclamações no órgão ainda serem consideradas tímidas, neste ano houve um aumento de 50% na média de atendimentos mensais da entidade, que em 2012 registrava cerca 700 procedimentos no período de 30 dias.

No total, foram feitos 8.400 atendimentos, dois quais 2.479 resultaram em registro ou carta de investigação preliminar, sendo que 792 continuaram pendentes e 1.687 foram encaminhados para solução, processos administrativos, reclamações fundamentadas, cancelamentos e outras resoluções.

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Segundo explica a diretora da entidade, Ornella Amaya, o setor campeão de reclamações segue a tendência nacional. A telefonia fixa, móvel, de serviços 3G, cobranças indevidas e outros produtos do ramo ficaram em primeira colocação na insatisfação dos consumidores. “Aqui em Balneário Camboriú, após a telefonia, temos os vícios nos produtos como segundo colocado, os serviços bancários na sequência, os planos de saúde na quarta colocação e posteriormente o vício nos serviços”, analisou.

Em Balneário Camboriú, que tem no setor de comércio e serviços o seu forte econômico, muitas reclamações chegam em relação à precificação, formas de pagamento, formas de promoção, entre vários outros itens relacionados. Já no setor de turismo, a insatisfação gira em torno do setor hoteleiro, onde os pacotes fechados não são respeitados. Muitas vezes, o turista faz a reserva de hotel, mas não encontra o procedimento realizado quando chega na cidade.

Em todos os casos, o alerta é para que o consumidor faça valer os seus direitos. “Todo espaço comercial deve ter à disposição dois Códigos de Defesa do Consumidor para consulta, e ainda dois cartazes informando sobre os manuais. Também deve ter fixado, nos produtos expostos, o preço à vista de forma visível e se puder ser parcelado, o valor à vista, o total a prazo, a forma de parcelamento e os juros incidentes”, alertou Ornella.

Desde 20 de agosto de 2012, o Procon local está inserido no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor – Sindec, que permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e de processos de reclamação, além da gestão de políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados, e da elaboração de cadastros estaduais e nacional de reclamações fundamentadas. Desde aquela data até o Dia Internacional do Consumidor (15 de março de 2013) foram feitos 6.399 atendimentos, dos quais 685 resolvidos e o restante em andamento.

Ainda no Dia Internacional do Consumidor, Ornella orienta para que os compradores de produtos e serviços se informem de seus direitos e deveres e denunciem as irregularidades, para contribuir com as ações dos Procons. “Quanto maior a participação dos consumidores, maior nossa efetivação e maior o alcance de nosso trabalho junto às empresas”, pontuou lembrando que desse serviço também resulta a satisfação dos consumidores. O Procon atende no disque Procon pelo telefone 151, de fixo para fixo dentro da cidade, ou ainda no (47) 3367-0619 ou 3366-0144 para celulares e ligações externas. “Termos cinco fiscais atuantes, tanto que somos um dos Procons mais ativos do Estado”, complementou.

1 COMENTÁRIO

  1. OLÁ BOA TARDE,BOM EU FIZ A MINHA CARTEIRA DE HABILITAÇAÔ NA AUTO ESCOLA GUIA,QUANDO EU COMECEI AS AULAS PRÁTICAS DEI UMA ENTRADA DE 350,00 E O RESTO FICOU PRA MIM PAGAR QUANDO EU PEGASSE A CARTEIRA,ME DERAM 21 DIAS ÚTEIS PRA CARTEIRA CHEGAR FIZ A PROVA DIA 26 DE ABRIL E ATÉ AGORA NADA JÁ LIGUEI VÁRIAS VEZES PRA ELES E FALAM A CARTEIRA TA PRA CHEGAR,E LIGUEI PRA ELES E ME FALARAM QUE EU NAO PAGUEI NADA,SENDO QUE EU TO COM O COMPROVANTE COMIGO,GOSTARIA MUITO DE UMA SOLUÇAÔ.DESDE JÀ MUITO OBRIGADO.

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