• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Setor de petróleo e gás prevê criação de 10 mil vagas de emprego na Foz do Rio Itajaí

O mercado até então especulativo agora tem contornos bem definidos para a economia catarinense. O setor de petróleo e gás na foz do Rio Itajaí-Açu tem já cinco empresas se instalando, com previsão de funcionamento da primeira já em 2013, com a abertura de cerca de mil vagas. No total, somente com as companhias que já estão em processo de licenciamento até agora, serão cinco mil novos empregos diretos. Daí a importância da realização do Equipaindustria Itajaí. Em sua terceira edição, o evento contempla a exposição de empresas do segmento, mas também a capacitação e A otimização dos resultados.

O diretor comercial da Pathros Negócios, Jean Gern, comenta que a o escritório da Petrobras em Itajaí ganhou status maior em 2011 e passou a administrar as operações no Sul no Brasil. Junto com isso, tem uma série de empresas para se instalar na região. Além das cinco já em andamento, outras cinco anunciaram interesse e tratativas.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

“Como a Petrobras, essas novas companhias não tem fornecedores suficientes nem mão-de-obra adequada, seja na área operacional ou administrativa e de planejamento. Entender isso agora é uma forma de atender com qualidade a demanda que já começa a surgir”, ressalta o executivo. A ideia do Equipaindustria Itajaí tem esse objetivo, o de trabalhar o aprimoramento da cadeia produtiva.

A Udesc já entendeu as necessidades futuras e instalou o primeiro curso de Engenharia do Petróleo de Santa Catarina. É o quarto do Brasil. No vestibular inicial, foi o curso mais disputado na Universidade, em 2011. “O mercado precisará de profissionais que vão desde o operacional até os graduados. A demanda atual é de 200 engenheiros, por exemplo. Se não tivermos aqui, virão de outras regiões do Brasil e até do Exterior”, acentua o diretor do Itaesa, Carlos Gaspar. As aulas da Udesc serão ministradas no campus de Balneário Camboriú.

Rodadas de negócios
Empresário de pequeno porte, Deodoro Hermes da Silveira, de 65 anos, e sua esposa Leonice Carrere da Silveira, são o exemplo claro de que diferentes áreas de atuação e portes podem atuar ativamente no setor de petróleo e gás. Eles participaram das três edições do Equipaindustria e, de três costureiras para a fabricação de bolsas e outros artigos para brindes, têm agora cerca de 100 profissionais atuando para a empresa. Tudo para atender a demanda da Petrobras. “Os mais recentes pedidos foram 700 uniformes e cerca de 30 mil bolsas para a Petrobras Distribuidora”, revela.

Na Rodada de Negócio realizada no terceiro dia de Equipaindustria foram 80 inscritos. Cada participante pôde apresentar seu negócio a outros 79 empreendedores. Seguindo uma logística programada pelo Sebrae, eles tiveram dois minutos cronometrados em cada uma das mesas para o que equipe de organizadores chama de “vender seu peixe” e ter a mesma chance de seu Deodoro.

Confira a programação dos próximos dias
Palestras – Espaço de Negócios
Dia 10/8
15h30min – Benche/Sinergia
16h45min – Vicente/Sinergia
18h – Axios

Palestras – Auditório Principal
Dia 10/8
Horário: 14h30min
Tema: Novas regras e exigências para o cumprimento do Conteúdo Local
Palestrante: Vicente Coelho

Horário: 15h30min
Tema: Vencendo os desafios das mudanças na era da competitividade
Palestrante: Rogério Benche

Horário: 17h
Tema: Como atender de forma eficiente os requisitos estabelecidos de Prevenção de acidentes e a Proteção do Meio Ambiente para o Desenvolvimento sustentável.
Palestrante: Rodrigo Trindade Almeida

8 COMENTÁRIOS

  1. Sou de criciuma,formado em Técnico em Mineraçao pela SATC quero muito fazer parte do quadro de trabalhadores da Petrobras que devo fazer. obrigado.

  2. sou de angola estudante do imil[instituto medio industrial de luanda] NO CURSO DE TECNICO DE AMBIENTE E CONTROLO DE QUALIDADE ANDO A PROCURA DE TRABALHO NA AREA DE CONTROLO DE QUALIDADE QUE FAÇO

  3. Eu estou cursando auxiliar de plataforma e tenho curso de rádio operador. Quero saber o que tenho que fazer para concorrer a uma vaga em plataforma de petróleo?

  4. boa tarde onde estao as 10 mil vagas sou homem de area com todos os cursos em dia poderia me informar onde posso visualizar essas vagas ?

  5. Tenho o Curso de Salvatage em Plataforma de Petróleo e de Huet(Helicóptero Submerso) e também estou cursando o Curso de Auxiliar de Plataforma de Petróleo. Gostaria de saber sobre vagas no setor.

  6. Tenho o Curso de Salvatage em Plataforma de Petróleo e de Huet(Helicóptero Submerso) e também estou cursando o Curso de Auxiliar de Plataforma de Petróleo. Gostaria de saber sobre vagas no setor na região de Itajaí.

  7. sou soldador a quase vinte anos gostaria de saber como fazer parte de uma equipe para trabalhar em uma plataforma pois já assisti as palestras da owg aqui em Curitiba será muito importante fazer parte deste novo negócio promissor o pré sal obrigado.

Comments are closed.

Click CamboriúNotíciasEconomia & NegóciosSetor de petróleo e gás prevê criação de 10 mil vagas de...
PUBLICIDADE

Últimas notícias