Inadimplência cai pelo 3º mês consecutivo em SC

Publicado em

- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

Muitos preferiram regularizar suas prestações ainda em aberto, aproveitando o recebimento de parcela do 13º salário.

Em julho, o catarinense priorizou o pagamento de dívidas a novas compras. O volume de consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito do estado (SPC SC) – um dos indicadores do nível de atividade no varejo – cresceu 0,82% em relação ao mês anterior, contra os 3,1% registrados na comparação entre junho e maio. No acumulado dos sete primeiros meses de 2011 ante o mesmo período do ano passado, a elevação é de 5,53%.

Já a taxa de inadimplência em julho foi de 2,31%, confirmando a tendência de queda no endividamento do consumidor que vem sendo verificada desde abril.

O resultado está dentro das expectativas dos lojistas. “Como a alta de juros encareceu o crédito e refletiu-se nas transações a prazo, muitas pessoas preferiram regularizar suas prestações ainda em aberto, aproveitando o recebimento de parcela do 13º salário”, observa o presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL SC), Sergio Medeiros.

O último balanço do SPC/SC também revela que pessoas de maior faixa etária são mais comprometidas em saldar suas contas. Nas seis regiões pesquisadas (Grande Florianópolis, Norte, Oeste, Planalto Serrano, Sul e Vale do Itajaí), pessoas com mais de 56 anos apresentam os menores percentuais de registros no órgão entre março e maio. No Vale, por exemplo, apenas 9% deste perfil está devendo, seguido por 10% no Sul e 11% no Norte.

Jovem devedores

Em contrapartida, os registros do público de 26 a 35 anos chegam a 30% no Vale do Itajaí, 29% no Sul, Norte e Oeste e 28% na Grande Florianópolis, números superiores até aos dos mais jovens. Nos três meses analisados, os consumidores de 18 a 25 anos foram responsáveis por 28% da entrada de nomes no SPC/SC no Vale do Itajaí, 25% no Sul e 24% no Norte e no Oeste.

✉ NEWSLETTER

Receba notícias de BC, Camboriú e Itajaí todos os dias em seu e-mail.

Confirme seu cadastro na próxima tela e ative o cadastro em seu e-mail.
- Publicidade -

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -