• O portal de notícias de Balneário Camboriú

Associação quer ajudar a reduzir os índices de acidentes de trânsito em Itajaí

Grupo de voluntários trabalhará na conscientização, para que até o final de 2015 a cidade consiga reduzir os índices de acidentes

Ilustração
Ilustração

O trânsito no Brasil apresenta números surpreendentes. Hoje o país tem uma frota de veículos de 82.060.991. Deste total, 45,4 milhões são carros e mais de 18 milhões são motos. O número de mortes em acidentes de trânsito cresceu 38,4% nos últimos 10 anos, ou seja, a cada 12 minutos uma pessoa morre vítima do trânsito no Brasil.

Trazendo para a realidade do nosso Estado, os índices também deixam um alerta e preocupam. Santa Catarina tem a sexta maior frota de veículos do país. Até o ano passado contabilizava 1 milhão de motocicletas, totalizando 6,6 habitantes para cada moto, um número maior que o Estado de São Paulo. Em Itajaí, segundo dados da Coordenadoria de Trânsito, em 2014 a cidade registrou 5434 acidentes, e destes, 1775 envolvendo motos.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Índices e estatísticas que vão além dos números. Quando o trânsito não tem no seu dia-a-dia condutores, passageiros e pedestres conscientes, os resultados são trágicos. Mães e pais perdem filhos e famílias são desfeitas. Em outras situações a desatenção, o excesso de velocidade, a falta de prudência estão presentes e os saldos são machucados ou lesões que nem sempre podem ser tratadas.

Para tentar auxiliar e ajudar na redução do número de acidentes, um grupo de voluntários decidiu participar de uma associação, chamada de Trauma Tran. A iniciativa é de um empresário da construção civil, Alexandre Balbino, e sua esposa Luciana Balbino de Itajaí. Os dois sofreram um acidente de trânsito quando voltavam de um jantar em família, em 1997.

Alexandre Balbino conta que logo depois do acidente, começou uma luta pela sobrevivência da esposa que ficou bastante machucada por causa da colisão da moto onde estavam com um carro, que avançou o sinal vermelho.

Depois de um longo período de recuperação, o desejo por mudar esta realidade e ajudar as pessoas vítimas de acidente se transformou em uma missão. “Nós queremos trabalhar com a conscientização de todas as pessoas envolvidas no trânsito. Pois todos devem ter o cuidado necessário para auxiliar nesta redução. Além desse trabalho de conscientização e educação, nós queremos trabalhar com as pessoas, desde a vítima até os familiares”, diz Alexandre.

A intenção é auxiliar com o empréstimo de equipamentos como, por exemplo, botas ortopédicas e cadeiras de rodas. Proporcionar as pessoas que não tem recursos financeiros, o tratamento de fisioterapia, em um segundo momento, com o auxílio de doações.

A meta agora é conscientizar, educar, para que até o final de 2015 a cidade consiga reduzir os índices de acidentes. Para promover a conscientização, a Trauma Tran já tem uma programação de atividades que será desenvolvida neste segundo semestre de 2015, logo depois do lançamento do projeto, que está marcado para o dia 16 de julho. A cerimônia será realizada no Hotel 101, às margens da BR 101 em Itajaí, às 20h.

Click CamboriúNotíciasAções SociaisAssociação quer ajudar a reduzir os índices de acidentes de trânsito em...
PUBLICIDADE

Últimas notícias